top of page

Apresentação da Orquestra Escola Pequenina Calixto na Fazenda Bananal, em Paraty, mostra que é possível harmonizar arte, educação e sustentabilidade

No dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 15h, a orquestra juvenil formada por alunos da Escola Municipal Pequenina Calixto fará uma apresentação no cenário histórico da Fazenda Bananal, com entrada gratuita. 



Uma apresentação musical que harmoniza arte, educação e sustentabilidade. A Orquestra Escola Pequenina Calixto, formada por 68 alunos de 9 a 15 anos, do 5º ao 9 ano da Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, fará uma apresentação na Fazenda Bananal, em um espetáculo que promete criar uma experiência imersiva, conectando o público à natureza e à atmosfera histórica do local. 


A orquestra é gerida pela Casa da Cultura de Paraty, e conta com a Fazenda Bananal como mantenedora, em parceria com a Secretaria de Educação de Paraty e apoio institucional do Instituto humanize.


Todos os alunos participam de aulas de prática, teoria, leitura e prática de conjunto e estudam os instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) e instrumentos de sopros (saxofone e flauta transversal). Sob a regência do Maestro Rafael Gandolfo, multi-instrumentista especializado em cordas, principalmente no violoncelo, os estudantes dedicam-se à técnica e à afinação durante as aulas e já possuem um repertório com diversas peças ensaiadas. 


A apresentação do dia 28 de fevereiro vai mesclar clássicos como a Nona Sinfonia de Beethoven e O Trenzinho Caipira de Villa Lobos, a peças folclóricas e juvenis como Asa Branca, Polegares, Brilha Brilha Estrelinha e a tradicional canção da ciranda caiçara “Maria põe o barco n’água”. 


"A Orquestra Pequenina Calixto já é um patrimônio da nossa cidade e é muito especial acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, mostrando como a música pode ser uma grande aliada da educação. O projeto reúne uma junção de talentos e ficamos felizes por representarem tão bem Paraty", diz Julio Ferraz, Gerente Fazenda Bananal.


O evento, aberto ao público, também pode ser uma oportunidade de conhecer a Fazenda Bananal, que às quartas-feiras tem entrada gratuita para moradores de Paraty. "A Fazenda Bananal proporciona uma vivência de imersão genuína na Mata Atlântica, cultura, história e gastronomia de Paraty. Nossas práticas e experiências buscam preservar esta parte do patrimônio natural da região e torná-lo acessível a um número cada vez maior de pessoas", diz Ferraz. 

Além de sua rica herança histórica, a Fazenda Bananal destaca-se como uma referência em práticas sustentáveis. Sua vegetação e instalações preservadas criam um ambiente que ressoa com a sinfonia da natureza. Além de oferecer um espetáculo emocionante, a fusão entre a tradição da Bananal e o vigor juvenil da Orquestra é um testemunho de como a música pode ser um agente transformador na vida das crianças e jovens – e da importância de investir na arte, na educação e na preservação do Patrimônio Cultural e Imaterial de Paraty.


  • Sobre a trajetória Orquestra

Em 2022,  a Casa da Cultura de Paraty assumiu o desafio de fazer a gestão da Orquestra Escola Pequenina Calixto. Um trabalho realizado em parceria com o Instituto humanize e a Secretaria de Educação de Paraty. 


Durante esse período, foram realizadas diversas ações, tais como um mutirão para a realização das inscrições dos alunos, reuniões com os responsáveis, reparos em todos os instrumentos da orquestra, aquisição de peças de reposição, contratação de professores, organização da programação de atividades, revitalização da Sala da Orquestra, criação de identidade visual e distribuição de uniformes para alunos e professores. 


Ainda em 2022, a Orquestra Escola Pequenina Calixto realizou quatro apresentações, uma delas na Programação de Fim de Ano da Casa da Cultura de Paraty. Mesmo com pouco tempo de atividade e com alunos que nunca haviam tido aulas de música ou tocado instrumentos de orquestra, encerrou aquele ano com um grupo consolidado. Esta será a segunda apresentação da Orquestra na Fazenda Bananal, que em 2023 realizou um ensaio aberto com grande público.  


Serviço: 

Apresentação Orquestra Escola Pequenina Calixto

28 de fevereiro, quarta-feira

15h

Entrada Gratuita


Fazenda Bananal 

Estrada da Pedra Branca

Paraty, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 23970-000

Tel: +55 (24) 3371-0039

@fazendabananal 


Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447


51 visualizações

Comments


bottom of page