top of page

Espaços da Casa

IMG_3580.JPG

Auditório Casa Caixa

Principal auditório da cidade, possui 150 lugares. Durante o ano abriga atrações de grandes eventos como a FLIP, Paraty em Foco, Bourbon Festival, entre outros.

É equipado com cinco máquinas de ar condicionado, equipamento de sonorização para palestras ou shows, projetor e telão. Possui house mix e técnico de som que opera de acordo com as regras de uso do espaço.

foto do espaço gastronômico da Casa da cultura

Jardim

Espaço para relaxar e em contato com a natureza. No nosso jardim existe uma colméia de abelhas Jataí, nativas da Mata Atlântica.  Também recebemos visitas de várias espécies de pássaros.

foto do salão Júlio Paraty, no segundo andar da casa da cultura

Salão Júlio Paraty

O salão Júlio Paraty é destinado as maiores exposições que acontecem na Casa. O espaço recebe o nome do artista paratiense Júlio Paraty (em memória), discípulo de Djanira, reconhecido nacionalmente por suas pinturas em arte Naïf.

O Principal espaço expositivo da Casa da Cultura está localizado

no segundo andar do sobrado. O salão já foi utilizado pelos grandes eventos da cidade e se mantém como espaço de prestígio para exposições no município. Já abrigou mostras de Nair Benedicto, Júlio Paraty e Walter Carvalho.

sala natalino silva

Sala Natalino Silva

A sala Natalino Silva é destinada a exposições de artistas de

Paraty ou radicados na cidade. O espaço recebe o nome do

artista paratiense Natalino Silva (em memória), reconhecido

pelas tradicionais máscaras de papel machê que coloriram muitos carnavais. Natalino também criou carros alegóricos e adereços

para a extinta escola de samba “Vila de Paraty” e foi proprietário

de uma farmácia, a mais antiga da cidade, e que existe até hoje.

A sala Natalino Silva está localizada na esquina da Rua Samuel Costa com a Rua Dona Geralda, na altura da casa onde viveu

o saudoso artista.

Sala Dona Geralda

Sala Dona Geralda

Espaço Expositivo nomeado em homenagem a Geralda Maria da Silva. Relatos contam que Dona Geralda era uma pessoa muito beata e caridosa. Filha única e vinda de família abastada, herdou uma fortuna de seu pai. Não teve filhos e deixou em seu testamento 2 fazendas e 17 casas na cidade para a Santa Casa e para seus escravos, os quais libertou. Foi também responsável por uma doação de 25 mil contos de réis para o término da obra da Igreja Matriz. A sala tem duas portas para a rua também chamada “Dona Geralda”, além de duas portas para o corredor principal da Casa.

sala samuel costa
5-DSC_2555.jpg

Sala Samuel Costa

Local atualmente utilizado como sala de cinema da exposição "Para uma história cultural de Paraty 1945 2019".

sala de artes

Sala de Artes

Este espaço é dedicado ao Programa Educativo das exposições realizadas pela Casa da Cultura. 

sala de mentoria

Sala de Mentoria

O Espaço de Mentoria tem como objetivo fomentar a economia solidária a partir da economia criativa e desenvolvimento do empreendedorismo de impacto econômico e socioambiental

no território.

pátio

Pátio

O Pátio além de ser o espaço principal de convivência da Casa, também recebe apresentações musicais, eventos diversos, coquetéis e atualmente abriga a exposição Paraty Patrimônio Mundial.

sala maestro potinho

Sala Maestro Potinho

Integrando a Casa da Música, este espaço é dedicado às aulas do programa de educação musical.

sala aldmar duarte

Sala Aldmar Duarte​

Além de ser a sede da Banda Santa Cecília, esta sala também é utilizada para as aulas do programa da Casa da Música.

bottom of page