top of page
Fundo Casa Caixa Site.png

CAIXA é novo patrocinador da Casa da Cultura de Paraty

O auditório de 120 lugares passa a se chamar Casa CAIXA e estreou programação especial durante a FLIP – de 22 a 26 de novembro – com a presença de Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, na mesa de abertura do novo espaço.

A Casa da Cultura de Paraty, principal equipamento cultural da cidade histórica e da região da Costa Verde, celebra a chegada do patrocínio da CAIXA para dois de seus espaços nobres: o auditório e o pátio.

 

Com o novo patrocínio, o auditório de 120 lugares passa a se chamar Casa CAIXA e terá uma programação especial direcionada ao público local e visitantes, com foco especialmente nos jovens.

 

"O patrocínio da Caixa é super importante porque alinha um programa nacional de uma empresa estatal, que tem compromisso com o desenvolvimento da cultura do Brasil, a uma das principais cidades do interior em que a cultura é um dos eixos primordiais do seu desenvolvimento econômico", diz Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura de Paraty.

 

A estreia da Casa CAIXA, que inclui o pátio anexo – o coração da Casa da Cultura, onde acontecem festas, aberturas de exposições, coquetéis e rodas de ciranda –ocorre durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), de 22 a 26 de novembro. O espaço abrigou a programação da Flip +, com mesas diárias de debates, de quinta (23) a sábado (25).

 

No dia 23, às 10h, Cristina Maseda e Mauro Munhoz, diretor da Flip, comandaram a abertura do novo espaço, que teve como ponto alto uma mesa com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Bernardo Cardoso, Diretor de Turismo de Portugal. Ambos vão debater o tema "Experiências e iniciativas de promoção ao turismo literário Brasil-Portugal". 

 

Outro destaque da Flip + foi a mesa "Cartas para Saramago – 25 anos de Nobel", no dia 24, sexta-feira, às 19h, com os escritores Itamar Vieira Junior (do best-seller Torto Arado), Aline Bei e Jeferson Tenório, e com mediação de Ricardo Viel. "É significativo ter esse patrocínio dobrado porque fortalece não só o evento Flip quanto a Casa da Cultura, ao receber uma parte da programação da Flip +", ressalta Maseda.

 

O patrocínio da Caixa vai promover ainda a requalificação do auditório e intensificar sua programação, com apresentações musicais, teatrais, entre outras expressões de artistas locais, visando atrações para os jovens e uma programação de verão 2024 com esse foco. Lembrando que a Caixa está entre os maiores patrocinadores e incentivadores de práticas culturais no Brasil, investindo milhões de reais em programas culturais, em que a linha curatorial busca projetos que traduzam a pluralidade do Brasil e que possuam forte representatividade regional.

 

Na Casa da Cultura de Paraty, estão previstos, até junho de 2024, quatro grandes encontros na Casa CAIXA: além da Flip + e da Programação de Verão, haverá um evento em abril e outro em junho. "Será uma temporada de celebração e fortalecimento das políticas culturais tanto da CAIXA quanto da Casa da Cultura, no auditório e no pátio, nosso lugar de convivência e sociabilidade", finaliza Cristina Maseda.

Confira como foi a programação da Flip+:

A Casa da Cultura também preparou um catálogo virtual sobre a programação, confira! 

Casa Caixa

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 20h, Entrada gratuita

www.casadaculturaparaty.org

IG @casadaculturaparaty

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2023 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Contato

+55 (24) 99238 4737

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação

Terça a domingo,

das 10h às 20h

bottom of page