top of page
bg.png

Casa das Artes

Programa de formação em artes visuais e economia criativa da Casa da Cultura de Paraty.

A Casa das Artes de Paraty foi criada em 2025 com o objetivo de consolidar e ampliar as ações formativas em artes visuais e economia criativa da Casa da Cultura. 


O programa reúne cursos, ateliês e encontros com artistas e profissionais da economia criativa, promovendo o desenvolvimento de práticas artísticas, a experimentação de linguagens visuais, de ofícios manuais e a qualificação profissional.


As atividades articulam formação artística, reflexão teórica e desenvolvimento de produtos e projetos, fortalecendo iniciativas criativas e ampliando oportunidades de trabalho e geração de renda. 


O programa enfatiza o empreendedorismo criativo e o desenvolvimento de oportunidades profissionais, com atenção especial à participação e ao protagonismo das mulheres.


Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa das Artes de Paraty conta com o patrocínio estratégico da Vale; apoio estratégico do Sandi Hotel; apoio do grupo OCanto e Instituto Humanize; apoio institucional da Prefeitura de Paraty.


A Casa das Artes em números


Desde 2025…

+182 alunos atendidos
10 cursos realizados
196 horas/aula totais
3 exposições


Economia Criativa

Cursos voltados à profissionalização, ao desenvolvimento de produtos e à ativação econômica, com ênfase nas áreas de design, moda e artesanato. As formações incentivam a criação de projetos e a qualificação de empreendimentos criativos.


Artes Visuais

Cursos dedicados à experimentação artística e à apresentação de diferentes técnicas e linguagens visuais, combinando prática e reflexão teórica. As atividades promovem o aprofundamento de processos criativos e o desenvolvimento de trajetórias profissionais no campo das artes.


Ateliês livres

Experiências imersivas conduzidas por artistas e coletivos em cartaz, em diálogo direto com o calendário expositivo da Casa da Cultura de Paraty. As atividades acontecem em formato intensivo, com encontros de longa duração dedicados à prática artística e à troca de experiências.


Diálogos

Encontros e formações com convidados que compartilham experiências e reflexões sobre práticas criativas e trajetórias profissionais.


Na linha de Economia Criativa, participam profissionais com experiências inovadoras nas áreas de artesanato, moda e design.


Na linha de Artes Visuais, os encontros abordam temas específicos relacionados à história da arte, processos criativos e práticas tradicionais e contemporâneas.


Mostra Casa das Artes

Realização de uma mostra ao final de cada semestre ou de projetos específicos, reunindo e apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo das formações.

bg.png

Conheça outros projetos da Casa 

Projeto

Casa da Música

A Casa da Música de Paraty é um espaço de formação, criação e convivência que tem como missão transformar trajetórias de vida por meio da música.

Projeto

Inspirar para o Futuro

Programa educacional voltado às juventudes que promove formação, protagonismo e desenvolvimento profissional.

Projeto

Casa das Artes

Programa de formação em artes visuais e economia criativa da Casa da Cultura de Paraty.

Projeto

Expedições Paraty

Programa de vivências de campo que aproxima moradores e visitantes da diversidade natural, cultural e histórica de Paraty.

Projeto

Visitas Mediadas

Programa educativo de mediação cultural voltado à aproximação de escolas, instituições e diversos grupos com as exposições e atividades da Casa da Cultura de Paraty.

Contato

Obrigado(a)

bottom of page