top of page

Violino

O violoncelista Iago Pereira iniciou seus estudos na música aos 8 anos de idade e, aos 10 passou a estudar violino com o professor Geovane Marquetti, no Projeto Volta Redonda Cidade da Música. Foi spalla da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e músico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, na qual participou de diversas turnês pelo Brasil e pela Argentina. Atuou como professor de violino no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, Ação Social pela Música no Brasil e Grupo Cultural Afroreggae. Participa regularmente como músico convidado nas orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfonietta Carioca e Orquestra Sinfônica Brasileira. Na música popular, tocou com músicos como Ivan Lins, Milton Nascimento, Mariza, João Bosco, Jorge Aragão, entre outros.


Atualmente Iago cursa Bacharelado em Violino na Universidade Federal do Rio de Janeiro e ministra aulas de violino na Casa da Cultura.


O violino é o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família, que integra também a viola e o violoncelo. Possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: mi, lá, ré e sol. Seu timbre, além de agudo, é brilhante. O som é produzido pela fricção de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas, pela fricção da parte de madeira do arco, ou mesmo por percussão, com os dedos ou a parte de trás do arco. Na parte inferior do arco, estão as cerdas, esticadas, feitas de fios de crina de cavalo ou de material sintético. Na orquestra, o líder dos primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra.


 

Fotos: Leonardo Assis

119 visualizações
bottom of page