top of page

Viola Clássica

As aulas de viola da Casa da Cultura são ministradas pelo professor Elivelton Alves, formado em música pela UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e pela Universidade de Taubaté. O professor cursou especialização em violino e uma série de cursos de aperfeiçoamento em viola, o mais recente, com o músico Gabriel Marin.

Elivelton foi integrante da Orquestra de Cordas de Volta Redonda e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou de concertos com grandes nomes da MPB como Ivan Lins, João Bosco e Milton Nascimento.

Hoje atua como chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e leciona no Projeto Música nas Escolas (Barra Mansa – RJ), além do Programa de Educação Musical da Casa da Cultura de Paraty.


Da família do violino, a viola assemelha-se a ele, visualmente e na maneira de tocar. No entanto, possui um som mais doce e encorpado, menos estridente e mais grave. Seu registro sonoro fica entre o violino e o violoncelo. Presente nas orquestras e em formações de câmera como o quarteto de cordas, a viola também é bastante utilizada na música popular, no jazz e no rock. Em analogia a voz humana, seu timbre faz o contralto, enquanto o violino faz o soprano, o violoncelo o tenor e o contrabaixo a voz do baixo. Com suas quatro cordas afinadas em lá, ré, sol, e só, a viola tem uma sonoridade mais suave e melancólica.

 

Fotos: Leonardo Assis

79 visualizações
bottom of page