Oficina de Máscaras de Papel Machê


No mês de agosto, a Casa da Cultura de Paraty, através do Ciclo de Qualificação Profissional oferece a Oficina de Máscaras de Papel Machê com Mestre Biba e Sueli Maria da Silva.

A oficina acontecerá nas terças e quintas-feiras, às 18h, com início no dia 9 de agosto. Ao todo, serão realizados 8 encontros. Durante a atividade, os participantes utilizarão moldes de máscaras do acervo do Mestre Biba e aprenderão a fazer toda a técnica de produção da massa, composição e pintura. Durante o processo, são reaproveitados todos os tipos de papel.

A seguir, confira o cronograma da Oficina de Máscaras de Papel Machê (terças e quintas-feiras):

Primeira Semana - 9 e 11 de agosto - às 18h

Segunda Semana - 16 e 18 de agosto - às 18h

Terceira Semana - 23 e 25 de agosto - às 18h

Quarta Semana - 30 de agosto e 1 de setembro - às 18h


Interlocutores

Mestre Biba

José Luis Alves Cananéia, conhecido como “Mestre Biba”, desde criança fazia suas máscaras e brincava no período que antecedia ao Carnaval, como era a tradição. O que eram apenas adereços de cabeça transformaram-se em máscaras e bonecos gigantes com o uso da técnica de papel machê. No Bloco Arrastão do Jabaquara, há 16 anos abre as portas da sua casa e realiza oficinas para a produção bonecos e máscaras junto as crianças e adultos da cidade de Paraty.


Sueli Maria da Silva Fernandes

Paratiense, Sueli, estudou diferentes técnicas de papelagem com grandes mestres da cidade, incluindo Mestre Biba. Há mais de 15 anos produz este ofício artístico, e também ministra oficinas para crianças e jovens de escolas.


Para se inscrever, basta ser morador de Paraty e ter mais de 12 anos. Clique aqui e preencha o formulário com os dados solicitados. Serão oferecidadas apenas 20 vagas!


As inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto. *A inscrição não confirma participação na oficina. A lista dos participantes selecionados será divulgada através do site e facebook da Casa da Cultura. A seleção será feita por ordem de inscrição.


#CasaDaCulturaParaty

#CicloDeQualificaçãoProfissional

#InstitutoCulturalVale

#GrupoAguasDoBrasil

#FundacaoRobertoMarinho

#CulturaParaty

#PrefeituraDeParaty

108 visualizações