top of page

Prática de Conjunto

O Programa de Educação Musical de Paraty tem como um de seus objetivos a formação de grupos musicais estáveis.


Através da união dos alunos em conjuntos, como duos, trios, orquestras, bandas, entre outros, com a finalidade de tocar juntos durante todo o ano, torna-se possível o aprimoramento dos instrumentistas.


Esse entrosamento entre eles também contribui para sua atuação no cenário musical da cidade. Sendo assim, os grupos estáveis são uma mostra do trabalho realizado na escola de música e podem apresentar esse trabalho para além do espaço da Casa da Cultura.


Conheça nossos grupos estáveis:

- Oficina do Som

- Grupo de Cordas

 

Oficina do Som - Professora Carol D'Villa

Música Universal é o termo criado pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal para definir a sua música. A ideia central desse termo é não usar nenhum tipo de rótulo, pois a música de Hermeto é uma mescla de estilos: do popular ao erudito, passando pelo folclórico, misturando diversos ritmos e elementos, levando em conta mais a intuição do que a teoria. 


Nas Oficina do Som, a professora Carol D’Ávila desenvolve com os alunos da Casa da Cultura essa concepção musical, que vem se espalhando cada vez mais pelo mundo, por meio dos músicos e alunos que conviveram com Hermeto Pascoal. 


 

Grupo de Cordas - Professor Alexandre Luiz

Na prática de Conjunto de Cordas são trabalhados aspectos como percepção, afinação, desenvoltura e “ouvido” –no sentido de ensinar o aluno a escutar e perceber os outros instrumentos. Podem ser eles: violino, violoncelo, viola, entre outros.


A prática de conjunto é um aprendizado essencial na formação dos músicos, pois torna o treino do instrumento musical mais dinâmico, a partir da inteiração entre os músicos.


Trata-se de um exercício fundamental para quem deseja tocar em orquestra, banda, quarteto ou outras formações musicais.


 

Fotos: Leonardo Assis

90 visualizações
bottom of page