top of page

22 de maio: Dia Internacional da Biodiversidade



No dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Em 2019, Paraty conquistou o título de Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua cultura e biodiversidade, sendo o primeiro sítio misto do Brasil a receber a premiação.


O sítio misto abrange cinco componentes, dos quais quatro são unidades de conservação: o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Preservação Ambiental de Cairuçu no continente, e o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul na Ilha Grande. O centro histórico de Paraty e o Morro da Vila Velha formam o quinto componente.


Além da riqueza presente em sua fauna, o sítio também apresenta cerca de 45% da avifauna da Mata Atlântica e 34% dos anuros (sapos e pererecas) deste bioma. Há ainda registros de mamíferos raros e predadores, como a onça-pintada e o muriqui, o maior primata das Américas. É considerado também um local especial para preservação da biodiversidade, existente nos campos de altitude, na mata de encosta, nos mangues, nas restingas e no ambiente marinho.


22 visualizações
bottom of page