top of page

Venha conversar sobre saúde mental no programa Diálogos para a Longevidade, em 08 de julho

  • Foto do escritor: Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
    Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
  • 2 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de jul.

A saúde mental no Brasil está em crise: dados de 2024 mostram que o país teve o maior número de afastamentos no trabalho por ansiedade e depressão nos últimos 10 anos (fonte: G1 com dados do Ministério da Previdência Social, link no final deste texto). O resultado do estudo acima mostrou que as principais causas são ansiedade e depressão, sintomas que nem idosos e idosas que não têm mais a tensão do excesso de trabalho estão isentos. Todos estamos vulneráveis a alguns dos fortes impactos que essas doenças mentais trazem para a vida cotidiana.


Como vai a sua saúde mental? é o tema do próximo encontro do programa Diálogos para a Longevidade, promovido pela Associação dos Antigos Funcionários Internacionais no Brasil - AAFIB em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, que acontecerá na terça-feira, dia 08/07/2025, das 18h às 20h, nos modos presencial (em Paraty, RJ) e virtual. Os Diálogos são uma série de encontros voltados à reflexão sobre o envelhecimento, os desafios da longevidade e as oportunidades de construção de uma sociedade mais inclusiva, intergeracional e solidária. A coordenação é da vice-presidente da AAFIB, Maria Helena Henriques Mueller.


O programa integra as atividades da Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), proposta pela Nações Unidas, e propõe um novo olhar sobre a longevidade, enfrentando o etarismo e promovendo o diálogo entre gerações.


Sintomas como dificuldades de concentração, problemas de sono e irritabilidade causados por distúrbios mentais são mais comuns do que imaginamos. Mas o que causam realmente esses distúrbios? Como lidar com as flutuações do ânimo em idades longevas? Quais pontos são fundamentais para manter a saúde mental em dia e longe de doenças? Como podemos lidar melhor com a gradual perda da independência e autonomia? Será que conseguiremos preparar as famílias, filhos e netos para acolher os longevos? Como nos preparamos para a finitude?


Para discutirmos esses e outros assuntos ligados à saúde mental, participarão do encontro as profissionais Claudia Burlá, médica especialista em Geriatria, com área de atuação em Medicina Paliativa, e Eloisa Adler Scharfstein, psicóloga e psicanalista.


Claudia Burlá é médica especialista em Geriatria, com área de atuação em Medicina Paliativa pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É doutora em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Foi membro da Diretoria da International Association of Hospice and Palliative Care (2019-2022) e vice-presidente e secretária-geral da International Association of Geriatrics and Gerontology (2005-2009). É membro efetivo do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.


Eloisa Adler Scharfstein é especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Foi presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), 2008-2010 e é membro permanente do Conselho Consultivo/Gerontologia - SBGG-RJ. É doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Instituto de Psicologia – UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada pela Hunter College of the City University of  New York.


O modo presencial acontece no auditório da Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 194, Paraty, Rio de Janeiro) e o acesso virtual é feito mediante link enviado aos associados da AAFIB e convidados. A entrada é gratuita na Casa da Cultura e os eventos são abertos a toda a comunidade.


Fique atento(a) para outros temas de encontros que acontecerão no segundo semestre deste ano. Cada encontro tratará de um tema entre saúde, educação, cultura, trabalho, autonomia, cuidados, moradia, redes de apoio e comunicação intergeracional.

 

Matéria do G1 sobre o tema:

 

Contato da Comunicação da AAFIB:

Ana Lúcia Guimarães, aafib.brasil@gmail.com 

 

Contato da Comunicação da Casa da Cultura:

Posts recentes

Ver tudo
Expedições Longevidades: São Gonçalo

A Casa da Cultura de Paraty inaugura uma nova etapa do programa: o Expedições Longevidades, voltado especialmente ao público da melhor idade, com atividades que valorizam o bem-estar, o convívio e o c

 
 
 

Comentários


bottom of page