top of page

Venha conversar sobre alimentação e nutrição saudável nos Diálogos para a Longevidade

  • Foto do escritor: Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
    Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
  • 11 de ago.
  • 3 min de leitura

Há muito se fala das vantagens da alimentação saudável para a saúde como um todo. Mas a culinária vai muito além de garantir os nutrientes necessários para o corpo. Ela pode ser um poderoso fator de união entre pessoas, aproximando gerações e fortalecendo laços comunitários. Ao compartilhar refeições preparadas com ingredientes frescos e receitas tradicionais, preservam-se não apenas sabores, mas também histórias, hábitos e valores culturais. Esses momentos à mesa criam oportunidades de convivência, troca de experiências e reforço da identidade coletiva, contribuindo para que tradições se mantenham vivas e sigam passando de geração em geração.


Este mês o programa Diálogos para a Longevidade, promovido pela Associação dos Antigos Funcionários das Nações Unidas no Brasil - AAFIB em parceria com a Casa da Cultura de Paraty é Há prazer em comer saudável? O encontro acontecerá na quarta-feira, dia 20/08/2025, das 17h às 19h, nos modos presencial (em Paraty, RJ) e virtual. Os Diálogos são uma série de encontros voltados à reflexão sobre o envelhecimento, os desafios da longevidade e as oportunidades de construção de uma sociedade mais inclusiva, intergeracional e solidária. A coordenação é da vice-presidente da AAFIB, Maria Helena Henriques Mueller.


O programa Diálogos para a Longevidade integra as atividades da Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), proposta pela Nações Unidas, e propõe um novo olhar sobre a longevidade, enfrentando o etarismo e promovendo o diálogo entre gerações.

Convidamos você a discutir a alimentação e nutrição saudável com dois profissionais que têm história nesse assunto: a experiente chef e empresária Ana Bueno, que é conhecida por seu trabalho em promover a gastronomia local e a cultura da cidade de Paraty, e o hoje agricultor Marcos Vieira, que atua fortemente na produção de alimentos orgânicos e educação alimentar também em Paraty.


Ana Bueno Ana Bueno nasceu em São José dos Campos, SP, e chegou a Paraty aos 17 anos, quando começou a cozinhar. Vendia bolos e tortas, foi repórter de uma TV local e prestou muita atenção a cultura local até se tornar chef e empresária. Se formou e se qualificou no exterior, e hoje está à frente dos Restaurantes Banana da Terra, Café Paraty e Casa Paratiana. 


Seu foco é a gastronomia criativa e contemporânea, ancorada nas fortes raízes da tradição caiçara. Ao longo dos anos, desenvolveu diversos projetos sociais. Organizou, por 15 anos, a Folia Gastronômica de Paraty e criou a “Escola de Comer”, programa que revolucionou a merenda na cidade e tornou-se referência nacional com o Prêmio de Responsabilidade Social da Prazeres da Mesa, em 2018. Idealizou o “Mapa do Gosto”, e lidera um programa de capacitação de mulheres como microempreendedoras, o “Mulheres da Costeira”. Em 2024, criou o Instituto Paratiano, cujo objetivo é promover a cultura, o turismo e a gastronomia de Paraty.  

 

Marcos Vieira nasceu em Assis, São Paulo, e foi para Ilha Grande, RJ, em 1997, onde ficou

por 5 anos trabalhando como professor de Educação Física. Em 2016 sofreu um acidente que lhe impediu de continuar nessa área. Em 2013-14, foi um dos seis agricultores que criou o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar em Paraty. Hoje, o programa engloba mais de 50 agricultores e se destina a levar a produção orgânica para dentro da escola. Também criou a AAPOP - Associação de Agroecologia de Produtores de Orgânicos de Paraty. Seu objetivo atual é sensibilizar os idosos para a importância da produção e consumo de orgânicos, organizar tours com esse objetivo e transformar a alimentação de idosos em alimentação saudável.


Os dois profissionais estarão presencialmente no auditório da Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 194, Paraty, Rio de Janeiro), com entrada gratuita; esse e os demais eventos do programa são abertos a toda a comunidade. O acesso virtual é feito mediante link enviado aos associados da AAFIB e convidados.  

 

 

Contato da Comunicação da AAFIB:

Ana Lúcia Guimarães, aafib.brasil@gmail.com 

 

Contato da Comunicação da Casa da Cultura:

 

 

Posts recentes

Ver tudo
Oficinas - Casa da Música de Paraty

A Casa da Música de Paraty abre inscrições para as seguintes oficinas: Oficina de choro - com Samuca do Acordeon Data: 23 de agosto...

 
 
 

Comentários


bottom of page