"Por alguma razão, eu só sonho quando estou em Paraty", diz Maria Cermelli. A empresária e artista plástica paratiense segue em cartaz, até 30 de junho, com a exposição de aquarelas, gravuras e desenhos "Todos os meus sonhos são aqui".
A mostra traz mais de 50 obras, em uma coleção eclética, que leva a um passeio pelas paisagens de Paraty e o universo onírico da artista. As aquarelas e gravuras retratam desde cenários de mar e montanha, memórias da infância no sítio de sua mãe, Maria Izabel – produtora da famosa cachaça local, que leva seu nome –a nus e figuras femininas, livres e brincantes, inspiradas na convivência com muitas irmãs.
A mais velha, Belita Cermelli, diretora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), falou sobre o trabalho da irmã, que acompanhou desde a infância:
"Cresci com meu pai (Carlos Cermelli), que é arquiteto, dizendo que a Maria tinha um talento impressionante para o desenho. A forma como ela ocupava o papel era surpreendente. Ela fazia um traço, e não era um desenho no meio do papel, mas o papel que se transformava em uma nova representação. Porque era um talento especial, raro, lindo de ver. Agora, a partir dessa curadoria, de reunir e organizar as obras, a gente olha para o trabalho dela de outro lugar. E é uma produção impactante, coerente, consistente. Estou orgulhosa!", diz Belita.
O artista plástico Dudi Maia Rosa, mestre e professor da artista há mais de uma década, participou da seleção das obras, junto a Patrícia Gibrail e Emanuel Gama, curadores da Casa da Cultura, sob a direção de Cristina Maseda.
"Olhando para o conjunto, vemos diversas facetas que se intercalam, divergem, e refletem a identidade que Maria coloca em tudo o que faz. Suas figuras femininas são curiosas, transmitem um espírito de liberdade, em uma mostra que convida à reflexão", avalia Dudi.
Vale relembrar a abertura da mostra, primeira individual de Maria, que reuniu família, amigos, artistas, moradores e personalidades de Paraty, em uma noite de música ao vivo e dança, ao som dos cirandeiros locais, degustação de cachaça Maria Izabel, comidinhas do mar do Buffet Raízes e presenças ilustres como a do jornalista Roberto Muylaert, a paisagista Cida Cutait, o empresário André Moraes de Barros, os artistas plásticos Marcinho Franco, Dalcir Ramiro (Cizinho) e Luciana Ramiro. Marcaram presença também as cinco irmãs de Maria por parte de mãe: Belita, Mabel, Mariza, Maíra e Maia.
"Sou minimalista, não gosto de nada extravagante. E fiquei maravilhada com a maneira que as obras foram colocadas. Fazer uma exposição na Casa da Cultura, na minha cidade, é o meu céu", disse Maria Cermelli.
Fotos: Thiago Costa/Casa da Cultura de Paraty
Exposição
"Todos os meus sonhos são aqui"
Até 30 de junho de 2024
Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000
Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita
Contato: +55 (24) 99238 4737
IG @casadaculturaparaty
Comments