top of page

SILÊNCIO - Sonia Guggisberg

Ao lidar com um certo modo de interceder na vida, Sonia Guggisberg passou a pensar seus processos de criação instaurando em suas obras procedimentos cada vez mais políticos. O que passa a dar sentido a essas experiências é o processo de testemunhar vidas anônimas, mergulhar nos seus movimentos, dissolver as alteridades e explicitar um certo modo de percebê-las a partir de imagens e sonoridades.


Guggisberg busca traduzir e interrogar a presença do silêncio em diferentes instancias. O silêncio sobre a invisibilidade de milhões de pessoas, o silêncio das imagens que gritam pela urgência da realidade e de suas consequências ainda sem solução, o silêncio que reflete o esvaziamento de vidas, de seus passados e futuros. Trata-se de um silêncio que transforma a realidade em lacuna e apresenta seu testemunho em um discurso audiovisual e sonoro.

Christine Greiner

Em cooperação com o Festival Paraty em Foco, os Consulados-gerais da Suíça no Rio de Janeiro e em São Paulo apresentam a exposição Silêncio da artista suíço-brasileira Sonia Guggisberg.


A presente exposição foi concebida a partir de pesquisas realizadas pela artista sobre a invisibilidade e a despersonalização das pessoas em estado de refúgio. Sons e imagens emanam dos campos de refugiados de Atenas/Grécia e da Ilha de Lampedusa/Itália, representando todos aqueles que partem ao redor do mundo em viagens incertas, em novas ondas migratórias. Mulheres, homens, crianças, jovens e idosos sem respostas sobre um futuro incerto. Futuro que a todos pertence. Esta narrativa de imagens e sons aponta para o grande desafio de construir um novo olhar e abrir outras perspectivas para um mundo em constante transformação. Todas as grandes questões da contemporaneidade são iminentes, interdependentes e demandam uma ordem mundial mais solidária. Os registros audiovisuais da artista nos remetem a histórias de pessoas que desde sempre enfrentam o desconhecido, movidos pela esperança de uma vida melhor.


Histórias dos próprios imigrantes suíços que partiram de sua terra natal e chegaram ao Brasil há 200 anos e aqui se estabeleceram, encontrando um novo lar.


Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro


Consulado-Geral da Suíça em São Paulo

 

Salão Nobre | 18 setembro – 17 novembro

Entrada Gratuita

63 visualizações
bottom of page