Semana da Mulher: Oficina "A mulher, o corpo e a foto - laboratório de autorretrato"


Nos dias 8, 9 e 10 de março, a Casa da Cultura de Paraty, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, terá uma programação especial produzida e pensada por e para mulheres. A semana contará com imersões artísticas, apresentação musical, dentre outras atividades, que tem as mulheres como protagonistas.


Oficina "A mulher, o corpo e a foto - laboratório de autorretrato"

Data: 10 de março, quinta-feira

Horário: 18h às 21h

Local: Casa da Cultura


O ser mulher está associado a uma determinada forma de aparentar e agir, que permeia todas as instâncias da nossa vida familiar, social e profissional. Além disso, é esperado que o corpo feminino se adeque a um padrão irreal de beleza. A mídia nos vende o corpo branco e magro como sinônimo de feminino, causando insatisfação na inadequação, afinal o padrão inalcançável sustenta uma sociedade voltada ao consumo.


“Uma consequência do amor-próprio feminino é a de a mulher se convencer do seu valor social. Seu amor pelo próprio corpo será irrestrito, o que é a base da identificação feminina. Se uma mulher ama o próprio corpo, ela não inveja o que as outras mulheres fazem com o delas. Se ela ama sua feminilidade, lutará pelos seus direitos.” Naomi Wolf


A oficina “A mulher, o corpo e a foto - laboratório de autorretrato”, mediada pela fotógrafa Joana Atmanand toma uma direção contrária e busca empoderar mulheres, levando-as a experimentarem seus próprios corpos, através de suas próprias possibilidades e sensualidades.


Joana Atmannd

Artista, fotógrafa, produtora e em formação técnica em Produção Cultural. Participou de seis exposições entre 2014 e 2020, além de dirigir a websérie “Canela, natural como a vida” na cidade de Canela e idealizar o projeto “Formas de ser mulher” no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre. Atualmente está produzindo o “Toda Tesa”, um projeto autoral onde fotografou mais de 60 mulheres cis e trans, com deficiência física, dentro e fora dos padrões em contexto diversos retratando a representatividade através dos corpos.


As inscrições estão abertas até o dia 6 de março, às 18h.


Clique aqui e inscreva-se!


*A oficina é exclusivamente para mulheres.


*A inscrição não confirma participação na oficina. A lista dos participantes selecionados será divulgada através do site e facebook da Casa da Cultura. A seleção será feita por ordem de inscrição.




113 visualizações