A “Geração Mercadoria” é o tema para o qual a fotógrafa paratiense, Brisa de Souza, direciona suas lentes neste projeto chamado “Prato do Dia”.
Brisa vem buscar a ampliação da visão do mercado contemporâneo por meio de fotografias que representam essa geração, na qual, segundo ela, (sobre)vivemos.
Para tanto, ela tomou como base de pesquisa o livro “A Sociedade do Espetáculo”, de Guy Debord – mais precisamente o capítulo intitulado “Mercadoria como Espetáculo”, onde o autor expõe a proporção em que os produtos tomaram conta do cotidiano nos dias atuais, “como algo quase que natural da humanidade, naturalizando então o homem como a própria mercadoria”, explica Brisa.
Na concepção da fotógrafa, seu trabalho demonstra que, assim como em um restaurante onde os pratos são postos à visualização categórica e clara, as pessoas que se propuseram a participar de seu projeto representam a exposição de imagens à venda que é feita nos dias de hoje, para um mercado ilusório e injusto – seja o de trabalho, o estético ou o social – expondo-as, consequentemente, a apreciação e julgamento do público.
Imagem: Divulgação
Abertura: 8 de maio de 2015
Encerramento: 21 de junho de 2015
Sala Samuel Costa
Comments