Uma Viagem pela obra de Tom e Thereza Maia
A exposição é uma homenagem ao casal Thereza e Tom Maia. Observando as obras de Tom Maia podemos viajar pela nossa história. Trata-se de um registro de memória que os convidados terão a oportunidade de conhecer. Além das obras em bico-de-pena, trazemos os livros do casal que em cada palavra, podemos ver a nossa história.
José Carlos Ferreira Maia, mais conhecido pelo seu nome artístico, Tom Maia, natural de Guaratinguetá – São Paulo, nascido aos 16 de janeiro de 1929. Foi diretor da Câmara Municipal de Guaratinguetá de 1948 a 1956, professor de Economia Política, de 1954 a 1957, advogado desde 1953 e Promotor de Justiça de 1962 a 1993 e um dos fundadores do Instituto artístico e histórico de Paraty. O seu trabalho representa um dos mais importantes documentários iconográficos da nossa memória.
A partir de 1970, com desenhos a bico-de-pena e publicação de livros, se dedica à preservação do patrimônio histórico brasileiro, pertencendo à Comissão de Apoio ao CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.
Com suas mãos habilidosas e seu bico-de-pena documenta as paisagens históricas e regionais, como fizeram Jean Baptiste Debret, Thomas Ender, Spix e Martius. Seus desenhos são feitos no local, o que confere a eles total fidelidade à paisagem ou monumento retratado. Além do valor artístico, seu trabalho busca preservar para as futuras gerações o patrimônio cultural nacional.
Com sua esposa e prima,Thereza Regina de Barros Camargo Maia, natural de Guaratinguetá – São Paulo, nascida aos 11 de abril de 1935, escreveu mais de quarenta livros. Alguns deles podem ser apreciados nessa exposição, como as três edições de Ilhavo – Vila Maruja, cidade portuguesa irmã de Paraty.
Thereza Maia foi professora de Cultura Brasileira, de Folclore e de Museologia, nas Faculdades Tereza D’Ávila, de Lorena, São Paulo, fundadora e Diretora do Museu Frei Galvão e Arquivo Memória de Guaratinguetá, São Paulo, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, São Paulo, primeira Presidente do Instituto Histórico e Artístico de Paraty e membro da Diretoria do Instituto de Estudos Valeparaibanos, São Paulo.
Curadoria: Patrícia Gibrail
Abertura: 14 de março de 2014
Encerramento: 14 de abril de 2014
Sala Dona Geralda
Komentáře