top of page

Nota Processo Seletivo Música na Casa 2022


O programa Música na Casa surgiu no ano de 2021, fruto de uma parceria entre Casa da Cultura e Secretaria de Cultura de Paraty. Foi pensado para ser um projeto que abrisse espaço para apresentações de músicas autorais em um espaço com estrutura sonora de qualidade: o auditório da Casa da Cultura.


Todos os artistas selecionados, 22 no total, tiveram suas apresentações gravadas em vídeo. O áudio foi captado em pistas separadas, mixado, masterizado e, depois, editado junto ao vídeo. Todos receberam seus arquivos editados e brutos em uma pasta compartilhada no google drive e todos os vídeos foram postados na página do YouTube da Casa da Cultura.


Além das apresentações, foi proposto um programa de mentoria de gestão de carreiras dividido em dois dias, durante cinco meses, para as bandas que se apresentariam naquele mês. O primeiro dia foram abordados assuntos sobre a documentação necessária para contratações, montagem de show, precificação das apresentações. No segundo dia a abordagem era sobre o como montar um portfólio, acessar e trabalhar nas redes sociais, design, como divulgar o projeto, entre outros.


O projeto foi muito importante no ano de 2021, justamente, quando a economia da cidade estava sendo reativada depois de tanto tempo de pandemia e os artistas e a população como um todo se encontravam em fragilidade econômica.


Dado o sucesso e a relevância para a cultura de Paraty a Casa da Cultura, Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais firmaram parceria e definiram que o programa voltaria a acontecer em 2022, como uma política pública municipal e com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A proposta orçamentária foi apresentada ao conselho que a aprovou por unanimidade e ainda propôs a adição de recursos para serviços e equipamentos.


O lançamento do programa aconteceu no dia 13 de julho de 2022, às 18 horas, no auditório da Casa da Cultura. Foram explicados quais seriam os processos para participar, apresentado o cronograma e todas as dúvidas trazidas pelos presentes foram sanadas. Estiveram presentes pouco mais de dez artistas e representantes da Casa da Cultura, Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.


A chamada para o programa estava disponível no site da Casa da Cultura e pode ser acessada no link https://www.casadaculturaparaty.org/post/música-na-casa-2022.

As inscrições foram encerradas no dia 24 de julho.


A comissão avaliadora das propostas do Música na Casa foi nomeada através da portariaSEMUC No 003/2022 na publicação do dia 21 de julho de 2022, do diário oficial do município e pode ser encontrada no link https://www.paraty.rj.gov.br/API/Areas/Admin/Conteudo/Documento/21072022130745447.pdf.


A comissão se reuniu no dia 26 de julho para avaliar as propostas. Foram enviadas 43 propostas ao total. Os quesitos avaliados foram definidos a partir do que foi pedido na chamada pública e se seguiram nessa ordem: documentação, portfólio, proposta, originalidade e performance.


No quesito documentação o candidato deveria apresentar toda documentação exigida. No ítem portfólio o candidato deveria apresentar o documento nos moldes que foram solicitados na chamada. Na parte da proposta o candidato deveria descrever a ideia da apresentação. Os quesitos originalidade e performance foram avaliados a partir dos links enviados pelos candidatos e deveriam ser, preferencialmente, um vídeo com o formato mais próximo do que o candidato propôs apresentar.


Os membros da comissão, então, atribuíram notas de 1 a 5 a cada quesito e no final as notas foram somadas e definiu-se a colocação de cada proposta. Em caso de empate, o critério adotado foi a comparação das notas dos quesitos na mesma sequência da avaliação: portfólio, proposta, originalidade e performance. Toda a avaliação foi feita somente a partir do material enviado para que o processo fosse impessoal e imparcial.Esse procedimento atende também um dos objetivos do Música na Casa que é o de impulsionar a profissionalização dos músicos e suas carreiras, permitindo uma expansão de suas possibilidades de trabalho.


63 visualizações
bottom of page