top of page

Instalação Festa do Divino



Após o Domingo de Páscoa, acontece tradicionalmente a Festa do Divino Espírito Santo em Paraty. Uma das mais importantes celebrações da cidade, a Festa do Divino, reúne centenas de pessoas que participam de sua ampla programação. São procissões, missas, o tradicional Almoço do Divino, entre outras manifestações culturais e religiosas, em duas semanas de festejo.


Pela sua relevância cultural, a Festa do Divino Espírito Santo, a partir de 2013, têm seu registro como Patrimônio Imaterial inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Em homenagem a esta importante celebração, a Casa da Cultura de Paraty, inaugura a Instalação Festa do Divino. A mostra contempla diversos elementos que representam a festa como as pombinhas do Divino, as bandeiras, as fitas e a cor vermelha. Além disto, a exposição também se complementa com obras artísticas que representam a festa e fazem parte do acervo histórico da cidade. Como os cartazes de Marcio Franco, Buchard, Humberto, Themilton Tavares e João José da Silva; Fotografia de Nair Benedicto e Ilustração de Julio de Paraty aplicada em painel. E ainda, a exibição do documentário Festa do Divino Espírito Santo de Paraty de Luiz Carlos Lacerda.



Casa da Cultura de Paraty

Salas Expositivas: Natalino Silva e Dona Geralda

Funcionamento: Terça a Sábado, de 10h às 18h

Endereço: Rua Dona Geralda, 194 - Centro Histórico

Redes Sociais: @casadaculturaparaty

304 visualizações
bottom of page