Inscrições para Casa das Artes de Paraty - 2º bimestre de 2025
- Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres

- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mai.
A Casa das Artes de Paraty estreia em 2025 com uma programação diversificada de cursos de artes visuais, que incluem aulas teóricas e práticas. O programa educativo, vinculado à Casa da Cultura de Paraty, será realizado ao longo de todo o ano, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo para o público.
Confira os cursos que serão oferecidos no segundo bimestre e inscreva-se.
Curso: Cerâmica com texturas naturais
Interlocutora: Germana Arthuso
Frequência: Segundas-feiras, de 18h às 20h
Local: Sala de Artes - Casa da Cultura de Paraty
Período: 19 de maio a 8 de julho, 8 semanas
Faixa etária: 14 a 35 anos
Vagas: 12 vagas
Ementa: O curso propõe a criação de objetos cerâmicos utilitários e decorativos a partir da prensagem de elementos da Mata Atlântica, como folhas, flores e raízes. Com um enfoque poético e sensorial, a atividade estimula o potencial criativo dos participantes, resgata saberes ancestrais e ensina técnicas tradicionais de modelagem manual. A partir de aulas teóricas e práticas, cada participante desenvolverá sua própria coleção, com apoio de uma apostila e orientação sobre projeto de produto. Ao final, as peças poderão ser exibidas em uma mostra coletiva.
Curso: Criação de estampas autorais
Interlocutora: Fernanda Weber
Frequência: Quartas-feiras, de 16h às 18h
Local: Sala Multiuso - Cinema da Praça de Paraty
Período: 21 de maio a 9 de julho, 8 semanas
Faixa etária: 14 a 35 anos
Vagas: 15
Ementa: Aprenda a criar estampas com intenção e originalidade. Um curso voltado para quem deseja transformar ideias em arte aplicada, utilizando recursos criativos e digitais acessíveis no dia a dia.
Curso: Criação de joias com papel machê
Interlocutora: Julieta Sandoval
Frequência: Quartas-feiras, de 18h às 20h
Local: Sala de Artes - Casa da Cultura de Paraty
Período: 21 de maio a 9 de julho, 8 semanas
Faixa etária: 14 a 35
Vagas: 12
Ementa: O curso propõe unir a técnica ancestral do papel machê com saberes da ourivesaria artesanal na criação de peças únicas de joalheria autoral e afetiva. Ao longo do percurso, os alunos aprenderão o passo a passo do papel machê, técnicas de trabalho com fios de metal, além de desenvolver o conceito e a criação de uma mini coleção de joias. Também serão abordados os significados de joia autoral e joia afetiva, conectando processo criativo e expressão pessoal.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa das Artes de Paraty conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio estratégico do Sandi Hotel, apoio do Grupo Globo, EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, Pousada Literária de Paraty, Fazenda Bananal, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.



Comentários