top of page

Festival Casa da Música promove concertos gratuitos em cenários tombados de Paraty

  • Foto do escritor: Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
    Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
  • 27 de jun.
  • 3 min de leitura

De 3 a 5 de julho, Paraty será palco de mais uma edição do Festival Casa da Música, uma série de concertos gratuitos promovidos pela Casa da Música de Paraty. Durante três dias — de quinta a sábado — os grupos formados por alunos da instituição se apresentarão em espaços públicos e históricos da cidade, como a Igreja de Santa Rita, o Museu do Forte e o Cinema da Praça 



A partir de 3 de julho, quinta-feira, o Festival Casa da Música, vai presentear o público de Paraty com uma série de concertos promovidos pela Casa da Música de Paraty, que ocupará alguns dos cenários mais simbólicos da cidade. Durante três dias, a música ecoa por espaços tombados como a Igreja de Santa Rita, o Museu do Forte e o Cinema da Praça, em apresentações gratuitas e abertas ao público.


O festival reforça o desejo de ampliar a vivência artística dos alunos da Casa, oferecendo a eles a experiência de se apresentar para a cidade e, ao mesmo tempo, convidando moradores e visitantes a ocuparem os espaços públicos de Paraty como cenários vivos de cultura, beleza e encontro.


A programação começa na quinta-feira, 3 de julho, às 19h, no palco do Cinema da Praça, com a Camerata de Cordas, sob regência de Rafael Gandolfo. No repertório, diálogos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, em arranjos que passeiam por diferentes períodos e estilos.


Na sexta-feira, 4 de julho, às 19h, é a vez da Igreja de Santa Rita, cartão-postal de Paraty, abrir suas portas e suas memórias receber a música. Sob a regência de André Pantera, a Orquestra de Violões ocupa o altar do Museu de Arte Sacra, com harmonias que transitam entre a música brasileira, internacional e elementos da música de concerto.


No sábado, 5 de julho, às 16h, no Museu do Forte, no alto do Morro do Forte, com vista para a baía e a cidade histórica, o Trio de Violões, também sob a direção de André Pantera, leva ao público um repertório que entrelaça tradição, sensibilidade e liberdade criativa.


E, para encerrar o festival, a música volta a ecoar na Igreja de Santa Rita, no sábado, 5 de julho, às 19h, com a apresentação da Orquestra Escola Pequenina Calixto, formada por crianças e jovens estudantes da escola pública, sob regência de Rafael Gandolfo. Os pequenos músicos vão apresentar um repertório que mescla grandes clássicos, canções folclóricas e juvenis, celebrando o futuro da música, o aprendizado e a potência transformadora da arte na vida da comunidade.


Além de proporcionar momentos de celebração e encantamento, o Festival Casa da Música reflete o compromisso da Casa da Música e da Casa da Cultura de Paraty com a formação artística e cultural, promovendo transformação, pertencimento e conexão por meio da música.


Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Música de Paraty conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio da Taiama, Carboox, EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, OCanto, Sandi Hotel e apoio institucional da Prefeitura de Paraty.


Serviço 

Festival Casa da Música – Paraty

De 3 a 5 de julho de 2025

IG @casadamusicaparaty

IG @cinemadapracaparaty 


Entrada gratuita


Programação:

Quinta-feira, 3 de julho

19h00

Cinema da Praça

Camerata de Cordas

Regência: Rafael Gandolfo


Sexta-feira, 4 de julho

19h00 

Museu de Arte Sacra – Igreja de Santa Rita 

Orquestra de Violões 

Regência: André Pantera


Sábado, 5 de julho

16h00

Museu do Forte – Morro do Forte

Trio de Violões

Regência: André Pantera

19h00 

Museu de Arte Sacra – Igreja de Santa Rita 

Orquestra Escola Pequenina Calixto 

Regência: Rafael Gandolfo



Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Audio descrição - Bordadeiras
00:00 / 02:51
bottom of page