MUNDOS ESQUECIDOS - Grupos étnicos do sul e sudeste asiático

ELIANE BAND e o mundo visto de sua montanha interior. De suas partes esquecidas e renunciadas, da contestação de sua “realidade”, surge a arte em sua vida.


Das montanhas nevadas do Himalaia, das fumaças, dos Rabaris, da sabedoria dos mundos sagrados, da relação do trabalho com a terra, da lenha, do leite, da lã, dos Charans, dos nômades tibetanos de Changthang, da liberdade, da mudança...

TEMPO DE MATURAÇÃO, INCERTEZA E MOBILIDADE

A busca de Eliane Band também atravessa um longo e rigoroso inverno – a morte de seu velho eu e a assertiva escolha pela fotografia.


O “isolamento” da fotógrafa em paisagens exuberantes, em regiões altas e frias, o convívio com as diversas castas e o encontro com povos, em sua maioria, isolados, é o caminho, que de fato, reflete sua refutação pela ilusão de buscas que teriam como base a proteção, estabilidade e segurança.


Eliane encontrou pessoas íntegras no Oriente Asiático. Diante de grandiosa solidariedade e luminosidade de culturas autênticas que conservam suas crenças e rituais, ela traz em Mundos Esquecidos um trabalho delicado e potente. Os contrapontos, os contrastes, as cores fortes da índia, grãos e cascas dos campos do Vietnã, a sinergia do trabalho, esforço e natureza, a sutileza do amor.


Sua escolha a levou a lugares remotos e distantes, que inevitavelmente, colocaram-na próxima de sua natureza, de seu olhar agudo capaz de registrar a realidade de culturas raras que não queremos mais esquecer.


Eveline Costa

Sala Samuel Costa | 18 setembro – 20 outubro

Realização: Paraty em Foco

Entrada Gratuita

37 visualizações
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Contato

© 2020 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Tel: +55 24 3371-2800

Email: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000