ENTRE LENDA E REALIDADE - Tony de Castro

O meu regresso, meu ingresso, meu processo...


Agora estou voltando a Paraty, onde naufraguei no final dos anos 70 e vivenciei por três anos um surrealismo hiper-criativo na forma de ser do seu povo, com poetas malditos e cavalos enlouquecidos galopando nas madrugadas. Com mazinhos cheirados e ciumentos vingando o honor da filha possuída pelo Arcanjo Gabriel, sobrevivendo às balas que atravessavam o seu corpo, sobre olhares complacentes de uma sociedade que bebericava uma muricana enquanto esperava a chuva passar.


Eu voltei, carregando na memória a imagem do Zé Kleber apoiado na balaustra da ponte fitando o horizonte e com a sua voz rouca a falar:


- Pois ser, uma baleia enorme apareceu na baia de Paraty e desovou milhares de ovos luminosos que vão aumentar a felicidade do nosso povo.


A memória me faz vagar pela cidade como sonâmbulo de um sonho do qual é difícil acordar. Este sonho, como tantos outros, alimentava o imaginário de um povo que tinha criado a própria nuvem, bem antes que o Steve Jobs!


Quem sabe, esta minha exposição consiga mostrar parte daquela energia...


Tony de Castro


Curadoria: Tony de Castro

Produção: Emanuel Gama

Design: Leonardo Assis

Fotos: Leonardo Assis

Abertura: 25 de outubro de 2019

Encerramento: 22 de novembro de 2019

Sala Samuel Costa

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO | 25/10/2019

#vempracasadacultura#vempracasadacultura #casadaculturaparaty#casadaculturaparaty #fundaçaorobertomarinho#fundaçaorobertomarinho #grupoglobo#grupoglobo #prefeituradeparaty#prefeituradeparaty #culturasefazjunto#culturasefazjunto

68 visualizações
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Contate-nos

© 2019 por Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
Todos os direitos reservados

Tel: +55 24 3371-2800

Email: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000