top of page

Casa da Cultura de Paraty e Thayná Caiçara lançam curso gratuito de bordado

  • Foto do escritor: Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
    Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
  • 5 de set. de 2025
  • 4 min de leitura

A parceria da Casa da Cultura com a marca internacional Thayná Caiçara celebra a ligação da artista com sua cidade natal e o desejo de inspirar e oferecer oportunidades, valorizando o bordado local.



A Casa da Cultura de Paraty, em parceria com a marca Thayná Caiçara, abre inscrições, de 5 a 21 de setembro, para o Curso de Bordado em Pintura de Agulha, técnica artesanal reconhecida pela delicadeza e complexidade, dentro da programação da Casa das Artes. São 20 vagas disponíveis para candidatos a partir de 18 anos. Cada participante receberá um kit de materiais e, ao final, concluirá uma peça própria.


O curso intensivo terá duração de um mês, em outubro, com três aulas semanais, ministradas pela bordadeira Fernanda Queiroz, da Fê Artes, parceira de Thayná. O tema escolhido foram os pássaros da Mata Atlântica, símbolo da marca. Fernanda, jornalista por formação, apaixonou-se pelo bordado da fauna e flora do cerrado e Mata Atlântica e é considerada uma das referências no Brasil. Com ponto detalhista, dedica-se a ensinar e perpetuar as belezas da natureza brasileira, como as Saíras-Sete-Cores, que já representou diversas vezes nas peças da Thayna Caiçara.





A iniciativa de Thayná, fundadora e diretora criativa da marca, parte do desejo de gerar oportunidades e resgatar vínculos com a cidade onde nasceu e foi criada. Thayná deixou Paraty aos 27 anos e construiu carreira internacional no universo da moda, passando por São Paulo, Paris e grandes passarelas. Hoje, aos 36, sua marca é reconhecida por unir beleza, sustentabilidade e valorização do trabalho artesanal brasileiro —especialmente o bordado, que sempre manteve viva a ligação com suas raízes. “Escolhi o nome “Caiçara” porque nunca perdi minhas referências”, diz ela. 


Thayná destaca que os projetos da Casa da Cultura desempenharam um papel decisivo na sua trajetória. Ela conta que foi justamente na Casa que ela encontrou seus primeiros espaços de expressão, quando participava de corais e atividades artísticas. Por isso, acredita que iniciativas como essa são fundamentais para inspirar novas gerações. “Apoiar esse curso, para mim, é uma forma de devolver um pouco do que recebi. É sobre abrir portas e mostrar que dá para sonhar, criar e viver daquilo que é nosso”, diz ela.


A presença da própria Thayná em Paraty está prevista para novembro, quando ela participa de uma roda de conversa com jovens no evento “Inspirar Para o Futuro” e da abertura de uma exposição com as peças produzidas pelas alunas no espaço da Casa das Artes de Paraty, na Casa da Cultura. “O bordado já é nosso há muito tempo. Temos que mostrar que é nosso, fazer isso girar e gerar oportunidades.”, diz a estilista paratiense.



Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa das Artes de Paraty conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio estratégico do Sandi Hotel, apoio do Grupo Globo, EZZE Seguros, Innova, Carboox, Farmacêutica EMS, OCanto, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.


  • sobre Thayná Caiçara

Da infância em Paraty às passarelas internacionais, Thayna Caiçara leva no nome artístico a essência de suas raízes. Na adolescência, deixou a casa dos pais em meio a dificuldades familiares, vivendo a realidade dura de muitas jovens da região. “Em Paraty, as meninas com 12, 13 anos, muitas vezes precisam trabalhar para ajudar a família, é uma adolescência interrompida”, diz. Thayná foi mãe adolescente, aos 16, e afirma que a chegada da filha Maria Flor fortaleceu ainda mais sua determinação. Pouco depois, foi eleita a mais jovem conselheira tutelar do Brasil e, mais tarde, atuou na Guarda Municipal de Paraty. 


A vida mudou de rumo quando colegas da Guarda a incentivaram a participar de concursos de beleza. De Miss Paraty, avançou até conquistar o título de Miss América Internacional no México. Nesse momento, ela despertou para o universo da moda. “Quando escutei a palavra ‘alta costura’, pensei: é com isso que quero trabalhar.” Em busca desse sonho, mudou-se para São Paulo e embarcou para Paris sem falar inglês ou francês. A coragem abriu portas: seu primeiro trabalho internacional foi com a Hermès, seguido de colaborações com Dior, Givenchy, Balmain e outras grandes marcas internacionais.


Durante a pandemia, Thayná repensou a carreira e decidiu criar sua própria marca, unindo luxo, sustentabilidade e identidade local. O projeto nasceu do desejo de colaborar com bordadeiras de Paraty, que ela passou a acionar para pequenas criações. O que era uma troca afetiva cresceu até se tornar uma marca com repercussão internacional. “Eu só queria criar junto com as bordadeiras, mas no exterior a aceitação do feito à mão é muito grande.”


A proposta se fortaleceu ao se unir com o estilista holandês Ronald Van Der Kemp, referência mundial em “upcycling”, prática que transforma sobras de tecidos em peças de luxo, evitando desperdício. “Ele transforma o ‘lixo’ em luxo”, diz Thayná. Com o olhar voltado para a valorização do artesanato, ela levou o bordado brasileiro para os desfiles de Paris, em colaboração com grupos poéticos de Paraty e bordadeiras de diferentes estados do Brasil. “No mercado da moda, o artesão tem que estar na ponta do processo, nomeado, valorizado e remunerado”, defende. 


Serviço:

Curso de Bordado em Pintura de Agulha – Casa da Cultura de Paraty


Idade: a partir de 18


Vagas: 20

Inscrições: 

5 a 21 de setembro 


Seleção dos participantes:

22 a 25 de setembro


Divulgação e contato com os selecionados: 

26 de setembro 


Cronograma de aulas:

Outubro 2025 - Quartas, quintas e sextas-feiras


8, 9 e 10 de outubro - 15h às 18h

15, 16 e 17 de outubro - 15h às 18h

22, 23 e 24 de outubro - 15h às 18h

29, 30 e 31 de outubro - 15h às 18h


Formatura e exposição coletiva dos alunos:

5 de novembro, às 18h 


Cada participante receberá kit de materiais.


Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty 

@fe_artes

@thaynacaicara


Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447



Posts recentes

Ver tudo
Curso mediação cultural

A Casa da Cultura de Paraty abre inscrições para o curso "Mediação cultural",  uma iniciativa voltada para jovens interessados em arte, cultura e comunicação. A atividade tem como objetivo formar medi

 
 
 
Oficinas - Casa da Música de Paraty

A Casa da Música de Paraty abre inscrições para as seguintes oficinas: Título: Arranjo para violão solo   Interlocutor: André Pantera Local: Sala de Aldemar Duarte - Casa da Cultura de Paraty  Períod

 
 
 
Chamadas - Casa da Música de Paraty

A Casa da Música de Paraty está recebendo currículos para ampliar seu banco de profissionais nas áreas listadas abaixo. Para participar, basta preencher o formulário disponível no botão abaixo. Agrade

 
 
 

Comentários


bottom of page