top of page

Casa da Cultura de Paraty e Grupo Globo



Em 2023, a Casa da Cultura de Paraty tem a satisfação de informar a reafirmação de uma importante parceria com o Grupo Globo. Firmada por meio de patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, que fortalece uma cooperação institucional desde a sua fundação, em 2004, como principal equipamento cultural e turístico da cidade.


Instituída em 1990 pela Prefeitura, a Casa da Cultura, sempre teve como foco prioritário a valorização e fomento do patrimônio e diversidade cultural de Paraty, com especial dinamismo a partir de sua revitalização pela Associação Paraty Cultural de 2014 em diante, em ampla e contínua programação de exposições, eventos e atividades educativas. Trata-se agora de fortalecer a interpretação do Patrimônio, em seus aspectos naturais e culturais, com ênfase na vertente imaterial deste.


Para a salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a Convenção da UNESCO (2003) tem como objetivos a identificação, investigação, documentação, preservação, proteção, promoção, transmissão e revitalização do patrimônio. Como objetivos da Interpretação do Patrimônio, a Carta do ICOMOS (2008) indica: facilitar sua compreensão e valorização; comunicar seu significado; salvaguardar seus valores; respeitar sua autenticidade; contribuir para a sua sustentabilidade; facilitar a participação e inclusão; seguindo diretrizes técnicas e profissionais. Implementar uma gama de instrumentos e ações que possibilitem a consecução desses objetivos é uma das tarefas da Casa da Cultura de Paraty.


O Grupo Globo acredita que a cultura transforma a sociedade, gera impacto positivo na vida das pessoas e constrói um legado para as futuras gerações. Com um importante papel na transformação social, busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país.


54 visualizações
bottom of page