top of page

A Casa da Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Vale, apresenta programação especial durante a Flip 2025

  • Foto do escritor: Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
    Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
  • 30 de jul.
  • 3 min de leitura

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 30 de julho a 3 de agosto, a Casa da Cultura de Paraty promove uma programação especial em parceria com o Instituto Cultural Vale. A agenda inclui um concerto da Camerata de Cordas da Casa da Música, duas exposições — uma sobre a memória cultural da cidade e outra dedicada às bordadeiras da Praia do Sono —, e uma roda de conversa com artistas e agentes culturais. Todos os eventos têm entrada gratuita


Maior equipamento cultural da Costa Verde, a Casa da Cultura desempenha um papel estratégico no fortalecimento do patrimônio imaterial e na valorização da produção cultural local. Nesta edição da Flip, o espaço receberá ações que integram arte, memória e formação musical, reforçando seu compromisso com a difusão cultural e a identidade do território.


ree

Um dos destaques da programação é a apresentação da Camerata de Cordas da Casa da Música, no dia 31 de julho (quinta-feira), às 12h30. A formação reúne jovens músicos dos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico. A Camerata é um desdobramento do Programa de Educação Musical da Casa da Música, projeto dedicado ao ensino gratuito e à prática musical na comunidade. Sob regência do maestro Rafael Gandolfo, o grupo interpretará obras de Villa-Lobos, Vivaldi, Bach, Strauss, entre outros compositores.

 

Os visitantes também poderão apreciar a exposição “Linhas, Pontos e Contos: A poesia do cotidiano das bordadeiras da Praia do Sono”. A mostra apresenta uma celebração sensível à força feminina e à cultura caiçara. Bordados criados por mulheres da comunidade ganham forma em uma instalação multimídia que entrelaça arte têxtil, som, imagem e poesia. A curadoria propõe um mergulho poético nas memórias, paisagens e histórias do litoral paratiense, elevando o fazer manual como expressão de resistência e criação coletiva.

 

Ampliando o olhar sobre a identidade local, a mostra de longa duração “Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019”, convida o público a percorrer oito décadas da rica trajetória cultural da cidade. Por meio de documentos, imagens e narrativas, o visitante acompanha a transformação de Paraty desde o isolamento geográfico até seu reconhecimento como patrimônio histórico, cultural e natural. A exposição, inaugurada em 2023, recebeu reconhecimento nacional ao conquistar duas premiações no Prêmio Brasileiro de Design: bronze pelo júri técnico e ouro pelo voto popular, na categoria Design de Ambiente.

 

Fechando a programação em parceria com o Instituto Cultural Vale, a roda de conversa “Bordando memórias: vozes da Praia do Sono”, no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 18h, propõe um encontro com as criadoras da exposição de bordados, artistas e agentes culturais envolvidos com o território. O diálogo abordará os processos de criação, a força da oralidade e as estratégias de preservação da memória coletiva através da arte.


ree

Com essa programação integrada à “FLIP + Casa da Cultura”, o Instituto Cultural Vale reforça sua missão de democratizar o acesso à cultura e apoiar iniciativas que refletem as múltiplas vozes e histórias do Brasil.

 

SERVIÇO

Programação

Casa da Cultura e Instituto Cultural Vale na FLip 2025

 

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 20h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty

Entrada gratuita

 

 

Concerto Camerata de Cordas da Casa da Música

31 de julho (quinta-feira)12h30

Jovens músicos em formação interpretam obras de Villa-Lobos, Vivaldi, Bach, Strauss, entre outros.

Regência e arranjos: Maestro Rafael Gandolfo 

 

Exposição “Linhas, Pontos e Contos: A poesia do cotidiano das bordadeiras da Praia do Sono”

Bordados, som, imagem e poesia em uma mostra que revela a cultura caiçara e a força das mulheres da Praia do Sono.

Exposição  “Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019”

Um passeio envolvente pela história cultural da cidade, suas transformações e redescoberta como patrimônio histórico e cultural. A mostra é vencedora do Prêmio Brasileiro de Design 2023 (ouro no voto popular, bronze pelo júri técnico).

 

Roda de Conversa “Bordando memórias: vozes da Praia do Sono”

1º de agosto (sexta-feira)18h

Conversa com bordadeiras, artistas e escritores sobre arte, memória e território.

Convidados: Claudio Aquino (Secretário de Cultura de Paraty), Lindalva dos Remédios Albino (bordadeira), Mariana de Castro Conceição (bordadeira), Flávio de Araújo (escritor), Tiago Alvarenga (desenhista)

Mediação: Casa da Cultura de Paraty


Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page