top of page

VÍDEOS

Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade

Paraty e Ilha Grande foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco por sua cultura, fauna e flora excepcionais. O Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul formam um cinturão de mata nativa de quase 150 mil hectares permeados por registros arqueológicos de diferentes idades que abraça o Centro Histórico de Paraty e o Morro da Vila Velha. Paraty Cultura e Biodiversidade é a coexistência da cultura viva e ancestral no ambiente natural exuberante.

PARATY Cidade criativa da Gastronomia UNESCO

Paraty passou a integrar em 2017, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UNESCO Creative Cities Network - UCCN) como cidade da gastronomia. O título é o reconhecimento da importância de toda a cadeia da gastronomia 
em relação aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na cultura e história da cidade, que pode ser representada pela Cachaça - com seus mais de 150 alambiques no período de maior prosperidade da cidade no século XIX – e uma receita, a farofa de feijão, alimento essencial dos tropeiros que percorriam o Caminho do Ouro,e ainda hoje a iguaria mais singular do tradicional almoço da Festa do Divino, Patrimônio Cultural Imaterial Nacional. São tradições, saberes, fazeres e sabores que destacam a importância da gastronomia em Paraty, fruto de uma combinação secular de influências indígenas, portuguesas e africanas.

bottom of page