top of page

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura
e Economia Criativa e Petrobras, apresentam

Cabeçalho Mostra.png

Paraty e sua variedade de paisagens e cenários do patrimônio natural e edificado de Paraty, somada à sua atmosfera artística e boêmia, fizeram da cidade uma locação ideal para a realização de diversos filmes nas últimas décadas do século 20. Mas foi nos anos de 1970 e 1980 que a cidade se transformou em um "estúdio ao ar livre", como diz um dos cineastas que mais filmou em Paraty. 

A Casa da Cultura de Paraty realiza a Mostra de filmes produzidos em Paraty nas décadas de 1960 a 1980, época áurea da realização cinematográfica na cidade. A memória cinematográfica é um dos temas que surgiram a partir da necessidade de se rever uma historiografia de Paraty. Sendo assim a Mostra de Cinema de Paraty é a expansão da exposição "Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019", patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural, para a tela do Cinema da Praça de Paraty em linguagem audiovisual, com longas, curtas e mesas de debate. 

Reverenciar o cinema nacional através de filmes que registraram a memória de amantes da sétima arte e paratienses muito para além dos seus cenários. Pois na troca entre cidade e produção audiovisual, ambos imprimiram suas presenças ainda viva através dos filmes e memórias.  Mas significa principalmente ampliar o acesso a uma filmografia que expressa na sua diversidade estética, a história de uma cidade e permite que artistas e cineastas da história do cinema nacional sejam reconhecidos por seus trabalhos.

Aconteceua OrquestraPrancheta 97_2x.png
Aconteceua OrquestraAtivo 5_2x.png
Parceiros.png
bottom of page