top of page
Prancheta 2 cópia 8.png

Os Mapas da Cultura e Biodiversidade de Paraty são resultado de um programa da Casa da Cultura no sentido de disponibilizar nos meios digitais a indicação geográfica de serviços e uma amostra do patrimônio imaterial e natural do território. Divididos em diferentes segmentos, como agricultura familiar, pesca, artesanato, casas de farinha, biodiversidade e trilhas, os mapas têm potencial enorme para ampliação e podem se transformar em pilares da difusão dos saberes e costumes do nosso povo e da exuberância de nossa natureza. 

Na segunda metade de 2021, a equipe da casa desenvolveu a primeira série de pesquisas de campo para o projeto, que contou com estudos realizados em 2020 pela Secretaria Municipal de Cultura de Paraty. O resultado dessas visitas iniciais, que cobriram parte das zonas rurais e costeiras do município, está disponível ao público a partir de agora. Graças à tecnologia do Google My Maps, os mapas contam com as localizações exatas dos pontos de interesse. Além de fotografias, quando possível, há também os contatos para apresentar os protagonistas dessas tradições aos paratienses e turistas interessados. 

A localização geográfica que os mapas disponibilizam é uma iniciativa que contribui de maneira efetiva para fortalecer a descentralização da economia criativa e sustentável do município, e também pode ampliar o potencial turístico da cidade. Novas séries de pesquisa de campo estão programadas para o futuro. Se desejar sugerir algum novo ponto de interesse, por favor entre em contato conosco através do e-mail digital@casadaculturaparaty.org.

Biodiversidade e Trilhas

Ao conferir o título de Patrimônio Mundial a Paraty, a UNESCO ressaltou que a cidade está localizada em uma das cinco áreas com mais biodiversidade no planeta. Nas trilhas e cachoeiras do município, é possível notar uma variedade incrível de espécies de animais e vegetais. Por conta disso, as áreas de mata do município costumam receber pesquisadores, biólogos e observadores de pássaros durante todo o ano. O mapa catalogou alguns dos destinos mais interessantes para os apaixonados pela natureza.

 

Artesanato

As duas principais matérias primas do artesanato em Paraty são os cipós, usados para a fabricação de cestos, e a caxeta, madeira muito maleável utilizada em pequenas esculturas de barcos e animais. O objetivo do projeto é que o Mapa do Artesanato se torne uma representação digital que amplia o reconhecimento da diversidade local e estimula a geração de negócios.

 

Casas de Farinha

Na mesa de um bom paratiense, a farinha de mandioca é a personagem principal. Seja nas farofas e tutus ou nos simples beijus, o ingrediente é muito utilizado na região. Uma herança, claro, das culturas indígenas. Embora hoje só exista uma fábrica credenciada para vender em grandes quantidades, em praticamente todos os bairros da zona rural existem pequenas casas de farinha que suprem a demanda da vizinhança.

Agricultura Familiar

Dos tradicionais plantios de banana e mandioca a práticas inovadoras como o manejo responsável de Juçara para extração de polpa, o solo de Paraty é fértil em possibilidades para aqueles que o cultivam. Neste mapa, foram reunidos alguns dos produtores da cidade, que compartilham um pouco dos seus sabores e saberes. O setor costuma se reunir todas as sextas-feiras na Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa de Paraty.

Pesca

Paraty é uma cidade pesqueira desde o nome. Afinal, os indígenas que originalmente habitavam a região chamavam as águas da nossa baía de "viveiro de peixes". Das redes dos pescadores paratienses, saem quantidades admiráveis de robalos, tainhas, camarões e até vieiras. No mapa, foram registrados cercos flutuantes, fazendas marinhas e o mercado de peixe, além de algumas comunidades pesqueiras tradicionais.

Equipamentos Culturais

Nos dias de hoje, Paraty dispõe de uma robusta rede de equipamentos culturais. A maioria deles está concentrada na região do Centro Histórico. Cinema, música, teatro, literatura e exposições de qualidade estão à disposição dos turistas e habitantes da cidade durante boa parte do ano. Este mapa reúne os principais pontos de interesse da cidade quando o assunto é cultura.

barra-22.png
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Funcionamento

terça a sábado,

das 10h às 18h

bottom of page