MAPAS

Das paisagens naturais e sítios históricos, a noção de patrimônio cultural foi se ampliando, passando a abranger tradições tão ancestrais quanto ainda vivas e se renovando. Essa evolução fez a UNESCO aprovar, em 2003, a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, definindo-o como: 

Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares – que as comunidades transmitem de uma geração a outra, e recriam em interação com sua natureza e história, gerando um sentimento de identidade e promovendo a diversidade cultural e a criatividade humana.

E indicando para a sua salvaguarda iniciativas garantindo a sua identificação, documentação, investigação, preservação, proteção, promoção, valorização e transmissão. Considerando tanto a extensão do Sítio Misto quanto a distribuição desse patrimônio por todo o seu território, a ação inicial que se propõe e esta exposição em parte já apresenta é o mapeamento. Partindo de onde esse patrimônio se faz, elaborar uma cartografia em contínua atualização com a participação das comunidades e pessoas que são suas detentoras, contribuindo para a sua documentação por meio digital e assegurando sua valorização e desenvolvimento.

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Contato

© 2020 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Tel: +55 24 3371-2800

Email: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000