top of page

CASA DA MÚSICA

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

Faixada-Casa-da-Música-1024x684.jpg

Inaugurada em junho de 2016, a Casa da Música foi criada para abrigar os cursos da Casa da Cultura de Paraty, sua vizinha, e ser a primeira sede da Sociedade Musical Santa Cecília. Fundada em 1954, a banda mais tradicional de Paraty marca presença nas principais festas da região. Nesse período, a Santa Cecília ocupou imóveis alugados ou cedidos pela Paróquia de Paraty, por proprietários particulares ou pela Prefeitura, sempre de forma provisória.

Para a sede da banda, o salão ganhou uma entrada independente e uso destinado a ensaio, com mezanino para guarda de acervo, partituras, instrumentos e administração. Com a restauração, o espaço foi dividido em duas salas de aula com isolamento acústico que receberam os nomes dos fundadores da banda Santa Cecília, Benedito das Flores, conhecido como maestro Potinho e Aldemar Duarte, que é também autor do hino de Paraty. Ao ganhar uma Casa para chamar de sua, a Sociedade Musical Santa Cecília, que também oferece formação musical para jovens da cidade, tem suas atividades garantidas em espaço apropriado.

A Casa da Música tornou possível a ampliação do Programa Educativo de Música da Casa da Cultura, que atende cerca de 300 alunos. O Programa priorizou, a partir de 2017, a formação musical de crianças e jovens da cidade oferecendo cursos de Iniciação, Formação e Apreciação Musical e aulas de prática de Conjunto, nas quase 100 horas de aulas por semana. Mais da metade dos estudantes vêm de regiões rurais ou periféricas da cidade, alunos da rede pública, muitas vezes excluídos geograficamente, economicamente e até culturalmente, preenchendo ainda mais de significado a proposta do projeto.

O Programa de Educação Musical de Paraty também busca retomar a história da música em Paraty, seja por meio do estudo das versões originais dos manuscritos que integram o acervo da Sociedade Musical Santa Cecília (música de banda, a partir das primeiras décadas do século XX) e do Museu de Arte Sacra (música sacra remontando a meados do século XIX), ou na criação de releituras contemporâneas da tradição oral (ciranda).

bottom of page