top of page

Seminário "Paraty inspirar para o futuro" promove oficinas, painéis e rodas de conversas com e para jovens estudantes na Casa da Cultura




De 5 a 8 de março a Casa da Cultura de Paraty realiza o seminário "Paraty inspirar para o futuro". Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Programa Petrobras Cultural, o evento tem como foco os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio, com programação temática imersiva através das oficinas, painéis com jovens interlocutores com suas práticas inovadoras e rodas de conversas sobre os temas, cultura, música, patrimônio e biodiversidade.

 

Um seminário para inspirar jovens estudantes de Paraty, apresentando e aprofundando temas pertinentes a cidade onde vivem e pensar sobre as oportunidades que podem ser geradas nela. Essa é a proposta do encontro "Paraty inspirar para o futuro", que vai acontecer de 5 a 8 de março (terça a sexta-feira) das 8h às 12, na Casa CAIXA, o auditório da Casa da Cultura de Paraty.

 

Com foco nos jovens e estudantes do 9º ano e Ensino Médio das escolas públicas da cidade, o seminário também vai abordar a agenda de eventos e as diversas oportunidades de desenvolvimento, conhecimento e trabalho que Paraty oferece, como Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Cultura, música, gastronomia, comunidades, esporte, natureza e biodiversidade são temas que estarão em pauta. "Para inspirar os jovens, vamos falar sobre projetos que dão certo em Paraty, que podem trazer novas ideias, trabalho, conexões, formações. Afinal, a cidade oferece oportunidades incríveis que muitos deles ainda não sabem", diz Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura.

 

Na programação de quatro dias, convidados locais vão contar para os estudantes "o que é Paraty", cada um deles dentro de seu tema e experiências. BelitaCermelli, Diretora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), vai falar sobre o evento que se tornou referência internacional, sempre com foco nos jovens, de como eles podem aprender e criar projetos dentro daquele tema.

 

Na área do esporte, Rafael Miranda, do UTMB Brasil, ultramaratona que acontece anualmente em Paraty, pode inspirar os jovens tanto a começar a correr quanto a identificar postos de trabalho, além de conhecer de perto as belezas da região. Os corredores, afinal, têm a chance de descobrir uma área de grande beleza natural ao redor do Parque Nacional da Serra de Bocaina e as  trilhas locais, além de perceber a importância de proteger e trabalhar em harmonia com a conservação do Patrimônio Natural de Paraty.

 

Todos os dias, às 8h, o seminário vai começar com uma oficina temática imersiva. No dia dedicado à música, por exemplo, haverá uma experiência corporal com a música.  Em seguida, os convidados farão palestras curtas, de 20 minutos, com abertura para perguntas. "É um seminário 'desconstruído', que já começa com uma atividade diária", pontua Maseda.

 

Ao todo, serão 04 oficinas e mais de 20 palestrantes em quatro dias de seminário. Para participar, basta se inscrever no link. O evento irá garantir algumas entradas disponibilizadas diariamente.

 

+       sobre o Seminário

 

O seminário "Paraty –Inspirar para o futuro" é um desdobramento da exposição "Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019", que também conta com o patrocínio da Petrobras, que integra o acervo permanente da  Casa da Cultura com apoio da Fundação Roberto Marinho, Prefeitura de Paraty e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

 

O recorte temporal da exposição contempla dois marcos: 1945, ano em que a cidade tornou-se Monumento Estadual, e 2019, quando se tornou Patrimônio Mundial da Unesco. "É uma exposição que resgata a memória da cidade que, somada ao Seminário, certamente vai contribuir para inspirar os jovens a pensar o futuro de Paraty e suas infinitas possibilidades", diz Cristina Maseda.

 

SERVIÇO:

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty

 

Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447

51 visualizações

Comentarios


bottom of page