top of page

Programa CriAtividades abre inscrições para cursos gratuitos voltados para o setor de gastronomia em Paraty

A Casa da Cultura de Paraty, em parceria com a Prefeitura de Paraty através da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da CAIXA, realiza o Programa CriAtividades. O programa já formou mais de 80 alunos no setor da gastronomia em 2023 e agora abre novas turmas. As inscrições vão de 2 a 9 de fevereiro e, no dia 7, haverá uma aula inaugural aberta aos interessados


Cursos de gastronomia gratuitos para aspirantes ou profissionais da área ganham espaço nobre na Casa da Cultura de Paraty em 2024. Os cursos integram o Programa CriAtividades, que tem como foco ações de formação e qualificação profissional em especial no setor de gastronomia – um dos mais importantes na economia da cidade histórica fluminense.

 


No dia 7 de fevereiro, quarta-feira, no auditório Casa CAIXA, haverá uma aula inaugural aberta aos interessados, com inscrições (via formulário online) de 25 de janeiro a 1 de fevereiro. Já as inscrições para os cursos regulares vão de 2 a 9 de fevereiro.

 

Para os cursos, são 60 vagas disponíveis, distribuídas em quatro turmas – às segundas e quartas ou às terças e quintas, no período da manhã ou à tarde. Os cursos têm duração de três meses, com início em 11 de março. O conteúdo é composto por módulos: básico, molhos e coquetelaria.

 

A aula inaugural terá como tema a coquetelaria, com foco em cachaças. O conteúdo será ministrado por Zenir Aparecida Dalla Costa de Melo Ferreira, coordenadora do curso de Graduação, Extensão e Pós-graduação em Gastronomia do Senac - Santo Amaro (SP). Consultora gastronômica, Zenir é pesquisadora das áreas de  hospitalidade, gastronomia, festas populares e cozinha brasileira.

 

Para se inscrever e participar da seleção, tanto para a aula inaugural como para os cursos regulares, basta ter interesse ou trabalhar na área. Não há restrição de idade ou exigência de formação, apenas uma seleção feita por colaboradores da Secretaria de Cultura e da Casa da Cultura.

 

+      Sobre o Programa CriAtividades

 

Criado em 2022, o Programa CriAtividades já formou 80 alunos no setor da gastronomia, até 2023. O projeto é uma realização da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria Executiva de Governo, através do Departamento de Patrimônio Mundial e da Coordenadoria da Juventude, e este ano conta com a parceria da Casa da Cultura de Paraty e patrocínio da CAIXA.

 

As aulas acontecem na Casa da Cultura, no coração do Centro Histórico. Após os cursos, todos os participantes recebem ainda consultoria em empreendedorismo e mercado de trabalho. Dessa forma, o programa proporciona aos alunos uma experiência empreendedora completa, da administração dos insumos a melhor maneira de utilizar materiais sustentáveis, tabelando os valores e todas as exigências para que um negócio funcione bem.

 

A qualificação de profissionais do setor criativo e cultural é uma demanda da sociedade paratiense. Dos  47.175  habitantes do município (segundo o IBGE), cerca de 2.000 encontram-se no Cadastro Municipal de Cultura – política que mapeia a cadeia produtiva da cultura em Paraty.

 

Além disso, a cidade possui dois títulos da UNESCO por conta do seu patrimônio cultural e ambiental: Cidade Criativa pela Gastronomia e Patrimônio Mundial, como sítio misto. Através de instituições, empreendimentos, coletivos, ou da própria classe artística, há uma forte presença do setor cultural atuando na cidade. A gastronomia é um dos temas centrais, que ganha ainda mais destaque e apoio com o Programa CriAtividades.


SERVIÇO:

 

Curso de Gastronomia

Programa CriAtividades

Casa da Cultura de Paraty

 

Aula Inaugural aberta
Quando: 7 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Casa CAIXA, Casa da Cultura de Paraty




 

Para dar início aos novos módulos dos cursos de gastronomia do Programa CriAtividades, haverá uma aula de coquetelaria com foco em cachaças, um prato para compor a harmonização tudo isso em meio a história de nossa cachaça. A aula será ministrada pela professora Zenir Aparecida Dalla Costa de Melo Ferreira, coordenadora do curso de Graduação, Extensão e Pós-graduação em Gastronomia do Senac - Santo Amaro (SP), e autora do livro "Cozinhando com Economia: Cardápios, receitas e listas de compra para as quatro estações." Consultora gastronômica, Zenir tem como foco de pesquisa as áreas de  hospitalidade, gastronomia, festas populares e cozinha brasileira.

 

Cursos regulares

Inscrições: 2 a 9 de fevereiro de 2024, via formulário online

Requisitos: interesse na área

Vagas: 60, distribuídas em quatro turmas de 15 alunos

Início: 11 de março

Dias e horários: segundas e quartas ou terças e quintas, das 9h às 12h ou das 15 às 18h

Duração: 3 meses

 

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 20h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty


Informações para a imprensa:

 

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447

317 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page