top of page

Programação de Férias na Casa da Cultura de Paraty tem música, yoga, gastronomia e arte

Durante todo o mês de julho, a Casa da Cultura de Paraty oferece uma programação de férias imperdível, repleta de atividades que incluem música, gastronomia, prática de yoga, exposições de arte e muito mais.



Com uma variedade de eventos planejados e gratuitos para as férias de julho, a Casa da Cultura se firma como um centro vibrante de experiências culturais e bem-estar, ideal para aproveitar o período de férias.


Na área musical, de 9 a 11 de julho, às 18h, o público vai poder apreciar ensaios abertos com os alunos da Casa da Música, em recitais de corda, sopro e piano. Às sextas e sábados, às 19h, a Casa da Cultura será palco de recitais de música instrumental de alta qualidade.


No dia 12 de julho, sexta-feira, às 19h, a apresentação será do grupo

"Worldnários - Música sem Fronteiras", que promete uma experiência interativa e artística. O recital é fruto de um laboratório de pesquisa musical e experimentações sonoras com instrumentos de cordas friccionadas. Rafael Gandolfo e Felipe Karam, membros do duo, são reconhecidos por sua versatilidade e inovação ao utilizar violino, violoncelo e rabecas brasileiras. Eles fundem estilos musicais diversos como música erudita, popular, jazz, cigana e world music, explorando temas musicais de culturas variadas e convidando o público a uma viagem sem fronteiras.


No sábado, 13 de julho, às 19h, será a vez do duo Rodrigo Java e Rogel Junior. Rodrigo Java começou sua carreira aos 16 anos, tocando clássicos da música brasileira. Desde os 20, em Paraty, costuma se apresentar em bares e restaurantes com voz e violão. Durante sua trajetória, colaborou com músicos como Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, Carol D’vila e Benjamin Taubkin. Atualmente, Rodrigo Java participa do projeto Java Combo, explorando as conexões entre música instrumental brasileira e jazz. Rogel Júnior, por sua vez, é pianista, regente, arranjador e educador musical. Formou-se no Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e possui Licenciatura em Música pela UNIMES. Com mais de 15 anos de experiência, é conhecido pela versatilidade em transitar entre gêneros musicais, do erudito ao popular, e atualmente reside em Paraty, onde atua como pianista e arranjador em diversos projetos, incluindo trabalhos autorais.


Todos os sábados de julho, às 8h30, a Casa da Cultura promove ainda práticas de yoga com instrutoras renomadas. Carmen Morais, que conduz a prática no dia 13, é coreógrafa, bailarina, instrutora de yoga e terapeuta corporal. Carmen coordena as atividades do estúdio Maré em Paraty. Sua aula combina posturas para fortalecer e flexibilizar o corpo com técnicas de meditação, promovendo relaxamento, redução do estresse, melhora da concentração e uma sensação profunda de paz e equilíbrio.


Nos dias 20 e 27, Tallu vai compartilhar sua experiência de 14 anos de prática e estudos na Índia, trazendo uma abordagem profunda do Tantra Não Dual e Vinyasa Yoga, adaptando a prática para todos os níveis. Sua aula promete renovar a energia e trazer paz e clareza mental aos participantes, explorando os conceitos dessas práticas de forma acessível e esclarecedora.

Clique no botão abaixo e inscreva-se para a prática de yoga:




Vale aproveitar as férias para conferir duas exposições em cartaz, "Aquarelar – 60 anos de Paulo Gomes" e a mostra permanente "Para uma História Cultural de Paraty: 1945-2019". Por fim, o passeio completo pode incluir uma experiência gastronômica no Café Raízes, para conferir o menu. Com uma proposta saborosa e saudável, o cardápio traz novidades como toasts pasta de abacate e grão de bico defumado ou ovo mole, shimeji com espinafre e caponata de legumes com castanhas tostadas, entre outras delícias. 



Sobre a Casa da Cultura de Paraty 

Abraçada pelo Centro Histórico, em um casarão de 1754, a Casa da Cultura de Paraty é o principal equipamento cultural da cidade histórica e da região da Costa Verde.  Ao longo de três décadas de existência, desempenha um papel vital na comunidade, resgatando memórias e oferecendo uma ampla e contínua programação que abrange exposições, eventos, oficinas e atividades educativas.


Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Cultura de Paraty conta com o patrocínio do Grupo Globo, patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio da EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, Grupo Águas do Brasil, Pousada Literária de Paraty, Fazenda Bananal, Sandi Hotel, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.


Serviço:

9 a 11 de julho, terça a quinta, 18h: Ensaios abertos na Casa da Música no pátio. 


Sextas e sábados, 19h: Música Instrumental no Auditório. 


Sábados, 8h30: Prática de yoga no Pátio.

Clique aqui e inscreva-se! Para quem já é praticante, a sugestão é trazer o tapetinho. 


Exposições: "Para uma História Cultural de Paraty: 1945-2019" (mostra permanente) e  "Aquarelar – 60 anos da arte de Paulo Gomes", de 5 de julho a 1º de setembro de 2024. 

Todas as atividades são gratuitas. 


Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty 


Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447


287 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page