top of page
  • Foto do escritorCasa da Cultura de Paraty Câmara Torres

Em noite de festa e música, Casa de Cultura de Paraty inaugura a exposição "Aquarelar" e apresenta o novo Café Raízes

A noite da última sexta-feira, 5 de julho, foi de festa na Casa da Cultura, com a abertura da exposição "Aquarelar – 60 anos da arte de Paulo Gomes". A nova mostra traz uma retrospectiva das seis décadas da jornada artística do carioca radicado em Paraty desde 1980.

Visto com frequência com seu cavalete pelas ruas do Centro Histórico e outros recantos da cidade, Paulo Gomes é um mestre do plein air, a pintura ao ar livre, e tem Paraty como musa mais frequente. A exposição reúne 70 obras cuidadosamente selecionadas pelos curadores Emanuel Gama e Patrícia Gibrail.


As pinturas que retratam Paraty, em especial, documentam diversas fases da cidade, entre marinhas, igrejas e o casario histórico, renovados sob a paleta de cores do artista. "O maior desafio foi escolher apenas 70, entre as centenas de aquarelas que ele nos apresentou, porque sua produção é intensa e muito rica", disse Emanuel Gama.


A vernissage começou às 19h, no pátio iluminado, com os comes bebes do novo Café Raízes, que também estreia no mês de julho na Casa. O espaço ganhou nova decoração, cardápio saboroso, e terá uma programação especial durante as férias, com shows musicais e DJs.


O evento reuniu moradores, artistas, autoridades, fazedores de cultura e visitantes, que puderam conhecer mais de perto a trajetória de Paulo Gomes e "festar", no dialeto de Paraty.

A programação teve início no auditório, com a exibição de um mini documentário sobre o artista, trazendo depoimentos de colegas, amigos e parentes, incluindo duas filhas que não puderam estar presentes. Acompanhado da esposa, Elzi Martins, de dois filhos, a enteada e um casal de netos (de um total de oito), Gomes, aos 74 anos, se emocionou com as mensagens e reiterou que se sente "paratiense".


Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura, destacou a relevância de sua contribuição artística para a cidade que o acolheu de braços abertos. "Paulinho nos mostra que é possível e vale a pena viver de arte, apesar das dificuldades", disse ela.


“Cada aquarela é como um filho", comparou o artista, ao observar o conjunto das obras nas paredes verde-azuladas, pintadas especialmente para abrigar suas pinturas emolduradas. "São muitos filhos que estavam guardados, é uma alegria vê-los aqui reunidos", disse ele. "Estou muito feliz e emocionado ao ver meu trabalho organizado e representado de uma forma tão bonita. Só tenho a agradecer a Casa da Cultura e sua equipe tão maravilhosa por me proporcionar esse momento."   

Além de pintor, Gomes também é percussionista. Após receber os convidados, ele se juntou aos músicos Randhal Oliveira (guitarra) e Lucas Dutra (violão) para uma jam session no pátio da casa, com um repertório de música brasileira que animou ainda mais a festa.


Na aquarela do Brasil de Paulo Gomes, afinal, tem samba e pandeiro e uma paleta de sensações em que arte e ritmo se encontram em harmonia. A exposição “Aquarelar —60 anos da arte de Paulo Gomes”, portanto, é uma celebração desta jornada imersiva, em que o verbo "aquarelar" rima com lar e festar, em retratos das paisagens de Paraty, que são sua fonte inesgotável de inspiração.


Com entrada gratuita, a mostra estará aberta ao público de 5 de julho a 1º de setembro de 2024.


Sobre a Casa da Cultura de Paraty

Abraçada pelo Centro Histórico, em um casarão de 1754, a Casa da Cultura de Paraty é o principal equipamento cultural da cidade histórica e da região da Costa Verde.  Ao longo de três décadas de existência, desempenha um papel vital na comunidade, resgatando memórias e oferecendo uma ampla e contínua programação que abrange exposições, eventos, oficinas e atividades educativas.


Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Cultura de Paraty conta com o patrocínio do Grupo Globo, patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio da EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, Grupo Águas do Brasil, Pousada Literária de Paraty, Fazenda Bananal, Sandi Hotel, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.

 

Exposição

Aquarelar – 60 anos da arte de Paulo Gomes

De 5 de julho a 1º de setembro de 2024

Entrada gratuita

 

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty

 

Informações para a imprensa:

Rosane Queiroz

tel. 11 - 96081-8447

 

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page