top of page

Casa da Cultura de Paraty promove integração entre jovens músicos


A Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, fundada em 1969, com sede na Escola Pública Georg Friedrich Händel, desde sua criação, tem-se dedicado à educação musical de jovens músicos na idade entre 14 e 18 anos. Nos últimos anos, a OSJB estabeleceu intensos contatos internacionais e encontros de jovens de diferentes países e culturas. Tendo realizado turnê pelo Brasil em 2016, a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, volta mais uma vez ao país e realiza apresentação na Igreja da Matriz, em Paraty, no dia 4 de outubro, às 19h.


Além de oferecer apresentação musical gratuita para a população da cidade, o objetivo da atividade é também promover a integração entre os músicos da OSJB e os alunos da Orquestra Escola Pequenina Calixto. Gerida pela Casa da Cultura de Paraty desde 2022, a OEPC, conta com o apoio da Secretaria de Educação de Paraty, e tem a Fazenda Bananal como mantenedora. E formada por estudantes da Escola Municipal Professora Pequenina Calixto. Em 2023, a Orquestra, registra o número de 51 novos alunos que participam de aulas de prática, teoria, leitura e prática de conjunto e estudam os instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) e instrumentos de sopros.


O Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim tem regência de Knut Andreas e Solista (violoncelo) Ludwig Huhn.


Regente, Knut Andreas

Estudou educação musical, musicologia, regência e fagote nas Universidade de Potsdam, Leipzig e Munique. Em 2008, obteve o título de doutor pela Universidade de Munique, onde realizou uma pesquisa sobre o compositor alemão Paul Graener. Com a OSCMP, criou programas de educação musical para crianças e jovens. Desde 1998 Knut Andreas é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam (OSCMP) e desde 2014 regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.


Solista (violoncelo), Ludwig Huhn

Nascido em 2005, Ludwig Huhn começou a tocar violoncelo aos três anos de idade. De 2015 a 2023, ele frequentou a escola pública especializada em música Georg-Friedrich-Händel-Gymnasium, onde, a partir de 2019, participou ativamente da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim sob a direção do maestro Knut Andreas. Como violoncelista ele participou de vários projetos de conjuntos e, desde 2020, é membro da renomada Deutsche Streicherphilharmonie (Orquestra Filarmônica de Cordas da Alemanha).


Serviço:

CONCERTO DA ORQUESTRA JOVEM DE BERLIM

Local: Igreja da Matriz

Data: 4 de outubro

Horário: 19h

Duração concerto: 60 minutos

@casadacultuaparaty

________________

Prefeitura de Paraty I Secretaria de Educação

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Orquestra Escola Pequenina Calixto

Casa da Cultura de Paraty

Fazenda Bananal


31 visualizações
bottom of page