BOAS VINDAS - novo professor de violoncelo

Conheça o novo professor de violoncelo do Programa de Educação Musical

Músico e educador, Rafael Gandolfo Scherk assumiu as aulas de violoncelo do Programa de Educação Musical da Casa da Cultura no início do ano letivo de 2020.


Seu primeiro contato com a música ocorreu ainda menino, tocando violino na igreja. Mas foi aos 23 anos que conheceu o violoncelo e seus estudos de música, de fato, começaram. “Digo que foi ele (o violoncelo) que me escolheu, pois tudo mudou a partir daí. Era o que faltava para decidir levar a música como carreira” contou o professor, que apesar de carregar a música como um sonho, até este período a tinha apenas como um hobby.


Em 2009, Rafael passou a estudar violoncelo no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí - SP). Em 2013, estudou Viola de Gamba e Violoncelo Barroco na área de Música Antiga do mesmo conservatório. Ainda em Tatuí cursou, entre 2015 e 2017, MPB/JAZZ com o contrabaixista Sérgio Frigério e Violoncelo, sob orientação de Jefferson Perez, Ellen Ramos e Tiago Almeida. Também fez aulas de Violoncelo Popular, Improvisação e Criação com Dave Haughey (EUA), no Rio International Cello Encounter (Rio Cello).


Em seus tempos de Tatuí, Rafael teve seu interesse pela música brasileira despertado. Um amigo lhe apresentou uma coletânea da cantora, violonista e compositora Rosa Passos. Desde então, ele mergulhou de cabeça na música popular. Encarando o desafio de tocá-la num instrumento de tradição erudita.


“Foi (e é) um caminho cavado, como procurar uma agulha no palheiro. Hoje é possível ter mais acesso por conta de mestres como Ricardo Herz, Carol Panesi das cordas friccionadas populares, dentre outros. Fico muito feliz em poder trazer um pouco dessa vertente e minha pesquisa particular para a Casa da Cultura de Paraty” disse o professor.

Rafael integrou diversos grupos musicais, dentre eles o Conjunto de Música Antiga ECA-USP, sob direção da violonista inglesa Judy Tarling. Também participou da Vintena Brasileira, Orquestra Popular de Música Universal, com a qual gravou o 4º disco do grupo, em 2017.


Com dezenas de apresentações solo e em grupo no currículo, envolveu-se também com projetos de teatro, cinema e artes plásticas. Compôs trilhas sonoras para espetáculo, curta metragem, documentário, entre outros. De 2010 a 2018 atuou como professor de cordas friccionadas no Projeto Guri (SP). Na escola Triskel em Ubatuba (SP) ofertou aulas de Marcenaria e Música para crianças. Atualmente, além da Casa da Cultura, leciona Musicalização Infantil na Escola Cooperativa de Ubatuba.

Seja muito bem vindo ao nosso time!

0 visualização
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Contato

© 2020 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Tel: +55 24 3371-2800

Email: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000