ALCIDES ALGODÃO – UM PATRIARCA E SUA ARTE

A Casa da Cultura homenageia a obra de Alcides Carlos de Oliveira, o Alcides Algodão.


Nascido na Ilha do Algodão, em Paraty, passou lá sua infância e adolescência. Já adulto, mudou-se para a Praia Grande, conheceu e casou-se com Conceição Maria de Olveira. Tiveram 14 filhos juntos, dos quais os sete primeiros não sobreviveram.


Autêntico caiçara, tinha na pesca o sustento de sua família, aliada ao plantio de mandioca – para produção de farinha, banana, milho e cana. Muito antes de se falar sobre sustentabilidade e produtos orgânicos, o senhor Alcides já tecia sua própria rede de pesca, com fibra de embaúba, e as tingia com casca de “pau-de-mangue” e aroeira.


Foi para aumentar a renda de sua grande família, que começou a trabalhar com madeira. Fazia utensílios domésticos, como gamelas e colheres de pau, usando técnicas herdadas do pai, que era carpinteiro.

A habilidade com a madeira começou então a se transformar em arte, na forma de barquinhos, canoas, marionetes, aviões e outros objetos. O que produzia foi vendido por muitos anos no Centro Histórico. Seu Alcides foi um pioneiro em sua arte, num tempo em que Paraty estava renascendo para o progresso.


Pai responsável, Alcides Algodão era também um grande apaixonado pela folia. Vivia cercado de amigos, gostava de dançar e cantar e era muito bem humorado. Faleceu da mesma forma que viveu: se divertindo, enquanto subia num jambeiro, aos 73 anos de idade.


“A vida toda ele foi terra, mar e madeira. Um homem íntimo com sua origem, um dos últimos, talvez. Um homem que era para o mar e entre eles, árvores. Um homem do chão, que levantava o chão em torno de si para conter os ventos e a chuva, e entre o chão e ele, árvores; das árvores, nada mais que as folhas.” (Márcio, neto do senhor Alcides)

Sua obra é até hoje apreciada e respeitada na cidade, e pode ser vista até o dia 24 de maio, na Sala Natalino.

Abertura: 26 de fevereiro de 2015

Encerramento: 24 de maio de 2015

Sala Natalino Silva

0 visualização
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Contato

© 2020 por Casa da Cultura de Paraty 
Todos os direitos reservados

Tel: +55 24 3371-2800

Email: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Endereço

R. Dona Geralda, 194

Paraty - RJ - CEP: 23970-000